quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bullying, Ponto de Partida da Intolerância - Por Luiz Domingues

Meu amigo, Eduardo Sandoval, o proprietário do Blog Planet Polêmica, deu-me a ideia em abordar esse tema. Mas o que motivou-me foi a frase que usou para chamar-me a atenção : -"Bullying é o cartão de visitas de como a sociedade funciona". Frase forte e um convite à reflexão, sem dúvida. Pois então, desde que o mundo existe, sabemos que as pessoas tendem a estabelecer padrões para tudo. E como se não bastasse os paradigmas, passaram a nutrir animosidade contra tudo e todos que fugissem aos padrões estabelecidos por tais normas de conduta. Criou-se a intolerância, esse sentimento destrutivo onde simplesmente não é suportável conviver com quem não vive sob a mesma cartilha paradigmática, seguida pela maioria.
É na infância e adolescência, onde em plena formação, as pessoas mais moldam tais sentimentos detestáveis. Perseguições aparentemente inocentes são perpetradas às crianças que destoam. Se está acima ou muito abaixo do peso ideal, alguma deficiência física, algum traço anatômico que desperte a atenção, o jeito que veste-se, se é tímido... enfim, o repertório é imenso. Nos últimos anos, contudo, estamos a assistir o aumento cada vez maior desse tipo de manifestação, e pior ainda, a sua intensificação. Cada vez mais, vemos casos sérios em termos de agressões, perseguições, humilhações etc. Os educadores mostram-se perplexos e não conseguem controlar esse ímpeto de agressividade latente. O governo nem manifesta-se oficialmente sobre o tema, talvez por considerar que isso não compete-lhe. Qual a solução ?
O reflexo de toda essa situação fora de controle, está na tensão em que o ambiente escolar transformou-se e sob um efeito dominó, chegou às universidades na forma dos famigerados trotes e depois a alastrar-se na vida social, profissional etc. A truculência em torno da intolerância, pode ter mesmo, essa fonte sugerida pelo Eduardo. Então, a pergunta é a seguinte : se o "bullying" fosse extirpado, teríamos um mundo mais solidário ?

Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário