quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bullying, Ponto de Partida da Intolerância - Por Luiz Domingues

Meu amigo Eduardo Sandoval, o dono do Blog Planet Polêmica, deu-me a ideia de abordar esse tema. Mas o que motivou-me foi a frase que usou: -"Bullying é o cartão de visitas de como a sociedade funciona".

Frase forte e um convite à reflexão, sem dúvida. Pois então, desde que o mundo existe sabemos que as pessoas tendem a estabelecer padrões para tudo. E como se não bastassem os paradigmas, passaram a nutrir animosidade contra tudo e todos que fugissem aos padrões estabelecidos por tais normas de conduta.

Criou-se a intolerância, esse sentimento destrutivo onde simplesmente não se suporta conviver com quem não vive sob a mesma cartilha paradigmática da maioria.
E é na infância e adolescência onde em plena formação, as pessoas mais moldam tais sentimentos detestáveis. 

Perseguições aparentemente inocentes são perpetradas às crianças que destoam. Se está acima ou muito abaixo do peso ideal, alguma deficiência física, algum traço anatômico que desperte a atenção, o jeito que se veste, se é tímido...enfim, o repertório é imenso.

Nos últimos anos, contudo, estamos assistindo o aumento cada vez maior desse tipo de manifestação e pior ainda, a sua intensificação. Cada vez mais, vemos casos sérios de agressões, perseguições, humilhações etc.
 
Os educadores se mostram perplexos e não conseguem controlar esse ímpeto de agressividade. O governo nem se manifesta, achando que isso não lhe compete. Qual a solução ?
O reflexo de toda essa situação fora de controle está na tensão em que o ambiente escolar se transformou e num efeito dominó, chegando às universidades na forma dos famigerados trotes e depois na vida social, profissional etc.

A truculência em torno da intolerância pode ter mesmo essa fonte sugerida pelo Eduardo. Então, a pergunta é: se o Bullying fosse extirpado, teríamos um mundo mais solidário ?

Texto publicado inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário