quarta-feira, 28 de março de 2012

A Vez da Lusofonia - Por Luiz Domingues


A julgar pelos avanços que o Brasil tem apresentado nos últimos anos, seria mesmo uma questão de tempo para a nossa língua materna passar a ter uma maior relevância internacional, como sempre mereceu, a ter em vista que os portugueses espalharam o seu idioma por todos os continentes e isso não é pouca coisa. Portugal, um pequeno país em extensão territorial, mas um gigante pelo fato de ter difundido a sua língua e cultura através do planeta, vê agora seu filho maior, expandir-se e assim auxiliar a espalhar a língua portuguesa, para elevá-la em padrões inimagináveis, se vistos anos atrás. É sabido, por exemplo, que muitos países sulamericanos, em sua maioria, hispânicos, instituíram o português como matéria nas escolas de ensino fundamental, sabidamente por conta da liderança natural que o Brasil assumira no cone sul e América latina em geral, desde os primórdios da instituição do Mercosul.

Atualmente, ainda mais líder, a destacar-se entre os chamados, "Brics" e por ser projetado por economistas como uma possível potência de primeiro mundo em um futuro não muito distante, o Brasil tem dado margem a uma pequena corrida internacional em torno do interesse pelo português, a nossa língua. Segundo dados, o português é falado atualmente por cerca de 250 milhões de pessoas no planeta, ao contabilizar-se apenas os nativos. É a sexta língua mais falada do mundo, já superou o russo, língua de um povo muito antigo e dono de uma sólida cultura e história, por exemplo.

Contudo, alguns avanços ainda precisam ser conquistados. A falta de recursos nas áreas de educação e cultura, internamente a descrever, traz também seus reflexos nessa área, sob expansão da língua. São incipientes as iniciativas em prol do português. Se existe o Instituto Camões de Lisboa e o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo (além de 22 centros de cultura lusófona, espalhados pelo mundo), realmente no cômputo geral são muito poucas ações em prol da divulgação e enaltecimento de nossa língua & cultura. Outra questão é a institucionalização do português como língua oficial da ONU. Se o russo o é, com todo o respeito e admiração por esse país e sua cultura milenar, o português precisa dessa elevação, também.

Matéria publicada inicialmente no Blog Pedro da Veiga, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário