terça-feira, 22 de maio de 2012

Bed-In, Lennon Incisivo - Por Luiz Domingues


Em 1969, o mundo estava sob intenso processo de transformação com diversas mudanças sociopolíticas e comportamentais em curso. O movimento Hippie a ganhar mais e mais adeptos, e a sinalizar desobediência civil à vista, preocupava e muito os governos dos principais países do mundo.
Famoso por ser componente da maior banda de Rock do planeta, John Lennon havia mudado o seu foco desde que conhecera a artista plástica avantgard, Yoko Ono. Ao engajar-se em causas e fazer uso de todo o seu prestígio para divulgar suas ideias libertárias, a partir de 1969, adotou postura ainda mais contundente do que apenas escrever letras dotadas com metáforas fortes em suas músicas.
Protestos contra a guerra do Vietnã; direitos das mulheres na sociedade e contra o segregacionismo racial, esteve na pauta das reivindicações principais, mas a verdade é que muitos outros fatores estavam em jogo. Dessa maneira, ele e Yoko resolveram transformar seu próprio casamento e principalmente a sua própria Lua-de-Mel como um ato político, para chacoalhar a opinião pública, especialmente em relação à estupidez das guerras, e o assunto do dia fora a sangrenta guerra do Vietnã.
Para tanto, convidaram a imprensa para cobrir a Lua-de-Mel, como um evento público, a fotografar; filmar e entrevistar o casal. Em princípio, os incautos de plantão acharam que fariam uma abordagem sensacionalista, a flagrar cenas de sexo explícito do casal e chegaram ávidos ao local marcado, certos de que documentariam uma orgia.

De certa forma, havia uma indução maliciosa no convite formulado por Lennon & Yoko à imprensa, pois diziam que falariam sobre o álbum recentemente lançado pela dupla, "Two Virgins", onde causaram escândalo mundial por aparecer, ambos, inteiramente nus na capa e contracapa do LP.  Mas é óbvio que o objetivo do casal foi outro e muitos incautos da imprensa frustraram-se ao vê-los a trajar pijamas, sentados na cama, com cartazes espalhados pelo quarto a conter slogans em favor da Paz mundial e dispostos apenas a falar de suas ideias pacifistas e a necessidade da sociedade civil engajar-se em tais ideais. A primeira etapa do Bed-In, ocorreu em Amsterdã, Holanda, entre os dias 25 e 31 de março de 1969, na suíte n° 701 do Hilton Amsterdam Hotel. O casal determinou que a imprensa pudesse permanecer no quarto entre 9:00 hs. da manhã e 21:00 hs. ou seja, uma margem a apresentar um tempo enorme para entrevistá-los.

Cumprida essa etapa, viajaram para um evento em Viena, Áustria e estava marcada uma nova etapa do Bed-in a ser cumprida nas Bahamas. A ideia original fora Nova York, mas Lennon enfrentava dificuldade para obter visto de entrada nos Estados Unidos, devido a um processo por posse de maconha, na Inglaterra, outra farsa armada pelas autoridades para freá-lo em seus ativismos pacifistas.
Hospedaram-se no Ocean Sheraton Hotel, no dia 24 de maio de 1969, mas resolveram transferir o Bed-in para Montreal, Canadá, devido ao forte calor que fazia nas Bahamas, naquela época do ano.
Sendo assim, instalaram-se no Queen Elizabeth Hotel, naquela cidade canadense, no dia 26 de maio de 1969, quando permaneceram até o dia 1° de junho.
Ocuparam as suítes 1738; 1740; 1742 e 1744. E foi ali que foi filmado o momento em que gravaram, sob condições precárias, o hino Hippie que Lennon lançaria como single e propaganda desse ato, chamado : "Give Peace a Chance", com ele ao violão, Yoko e vários convidados a cantar e tocar instrumentos de percussão, apenas.

Nesse segundo ato do Bed-in, muitos convidados apareceram para interagir. Timothy Leary, o controverso ex-professor da Harvard University e sua esposa; o comediante, Thomy Smothers; a cantora britânica, Petula Clark; o ativista da causa negra, Dick Gregory; Jacques-Larue Langlois (ativista da causa separatista do Quebec); membros do Ashram Radha Krishna e Al Capp, cartunista famoso por ter mudado radicalmente de posicionamento, pois de comunista convicto, veio a tornara-se a um irredutível simpatizante da extrema direita.

Aliás, Al Capp protagonizou cenas hilárias no documentário que cobriu o Bed-in, ao confrontar o casal com veemência, quando chegou quase nos estertores da agressão verbal / moral, ao tentar ridicularizar as ideias de Lennon & Yoko. Lennon passaou a cantar a canção : "The Ballad of John and Yoko", mas ao trocar a letra de improviso e inserir o nome de Al Capp para ironizá-lo, enquanto ele demonstrava a sua irritação. Por ter trocado de posição ideológica no início dos anos sessenta, Al Capp era desafeto confesso de artistas engajados como Bob Dylan e Joan Baez, por exemplo. Claro, a imprensa fez de tudo para ridicularizar o ato, o que não chegou a aborrecer Lennon, pois de certa forma, ele sabia que estariam mesmo interessados mesmo no sensacionalismo e não na mensagem da paz que o casal queria difundir. O nome Bed-in foi escolhido pelo casal, por remeter ao ativismo do "Sit-in", onde manifestantes sentam-se diante de uma instituição como forma de protesto e só saem carregados, literalmente, pelas autoridades policiais. E a inspiração maior segundo Lennon, vinha de Mahatma Gandhi e sua corajosa postura de Não-Violência (Ahimsa). 
Em dezembro de 1969, Lennon & Yoko espalharam outdoors por diversas capitais mundiais, com os dizeres : "The War is Over, if you Wanted it" (A Guerra acabou, se você quiser), um slogan a conclamar a opinião pública a pressionar as autoridades no sentido de acabar com aquela aventura sem sentido no Vietnã.
O documentário sobre o Bed-in foi exibido em um canal de TV a cabo aqui no Brasil, recentemente (2012). Está disponível em DVD e pode ser visto no You Tube. Artistas são Seres Humanos com sensibilidade aguçada e que enxergam sempre na frente. Além de espalhar a sua inspiração, e disseminar beleza pelo mundo, tem grande responsabilidade social por representar um farol, onde muitos guiam-se em meio a escuridão.


Lennon & Yoko fizeram muito pela humanidade com gestos como esse, ao falar sobre a paz. E que perdoem-me os que atacam tal ato imbuídos de uma suposta visão geopolítica, pois ingênuos são vocês que não enxergam o Macro que rege o Cosmos e não o Micro que aprisiona-os na matéria densa; no Ego e nos véus de Maya...

Hair Peace; Bed Peace... Give Peace a Chance !

Matéria publicada inicialmente no Blog Psychedelic Girl, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário