sexta-feira, 18 de maio de 2012

McCartney : Vivo ou Morto... - Parte 1 - Por Luiz Domingues

Foi a partir de agosto de 1966, que a banda mais emblemática do Rock sessentista, The Beatles, parou em apresentar-se ao vivo. Um dos motivos para tal tomada de decisão, foi a mudança do repertório a partir dos LP's "Revolver" e "Rubber Soul", ambos lançados em 1966, onde os arranjos sofisticados, com a inclusão de diversos instrumentos exóticos, mais orquestrações e doses maciças de experimentalismo, deixaram-nos impossibilitados em executar ao vivo essa exuberância musical toda, devido à tecnologia incipiente da época, para reproduzir tudo a contento, igual ao arranjo gravado em estúdio. Hoje em dia, com os recursos do momento, Paul McCartney excursiona o ano todo, a executar músicas dificílimas dos Beatles, sem dificuldades em reproduzir o arranjo ipsis litteris dos discos do "Fab Four". Um outro motivo crucial à época, foi o esgotamento absoluto em que os quatro componentes dos Beatles enfrentavam por estar a emendar turnês desgastantes há anos e sobretudo, ainda mais cansativas pelo fato da tecnologia de áudio para tal, ser absurdamente tosca naquela época, ao proporcionar-lhes inúmeros transtornos em cada apresentação ao vivo.

Dessa forma, assim que anunciaram que dedicar-se-iam somente à gravação de álbuns e eventuais produções em termos de "promos" e filmes, surgiu um boato que pôs-se a crescer em proporção geométrica, até vir a tornar-se uma das mais famosas lendas urbanas do mundo do Rock e quero crer, até a extrapolar esse universo artístico. Segundo espalhou-se, Paul McCartney havia falecido durante um acidente automobilístico em 1966, e esse teria sido o real motivo dos Beatles não apresentar-se mais ao vivo, doravante. Em seu lugar, fora colocado um sósia, para aparecer em fotos e filmes, mas na realidade, os Beatles haviam reduzido-se a um trio. Com requinte, dizia-se que teria sido decapitado no tal acidente, ocorrido em uma quarta-feira, às 5:00 h da manhã. Um ano depois, quando o LP "Sgt° Peppers Lonely Hearts Club Band" foi lançado, muitas pessoas interpretaram essa história da sua suposta "decapitação", ao ouvir um trecho da letra da música : "A Day in the Life", onde está escrito : "He Blew His Mind out in a car...he didn't notice that the lights has changed" ("Ele tocou sua mente para fora do carro, ele não percebeu que as luzes mudaram").
Para sofisticar a lenda, espalhou-se a ideia de que os demais componentes haviam feito um concurso secreto para escolher um sósia e que o vencedor teria sido um tal, William Campbell, cujo codinome, "Billy Shears", tornou-se o personagem da canção que dá título ao LP "Sgt° Peppers"... e para ir além, diziam que o sósia teria submetido-se à inúmeras intervenções cirúrgicas para ficar idêntico à McCartney e que somente uma cicatriz mostrara-se impossível para ser removida. Na realidade, McCartney sofrera um pequeno acidente de moto em 1966, e de fato, ficou com essa cicatriz, para sempre. Daí em diante, em cada novo disco; foto; vídeo ou aparição pública em que os Beatles estiveram presentes, diversos pontos foram a ser arrolados pelos amantes da teoria da conspiração, por pura ingenuidade ou para colocar mais intriga no ar, propositalmente.  Sobre as principais supostas "pistas" dessa teoria, arrolo na próxima parte da matéria.
Continua...


2 comentários: