sábado, 19 de maio de 2012

McCartney : Vivo ou Morto... - Parte 2 - Por Luiz Domingues


Entre as principais supostas "pistas" dessa teoria, arrolo a seguir : 

No LP "Rubber Soul", de 1966, a foto da capa mostra John; George & Ringo a olhar com leve inclinação para baixo, ao indicar estar a mirar uma sepultura, enquanto Paul está com o rosto ligeiramente desfocado, pois o "sósia" ainda não teria feito todas as cirurgias plásticas necessárias... nas letras de três canções desse álbum, haveria pistas. Em "Girl" : "That a man must break his back to earn his day of leisure, will she still believe it when he's dead" ("Que um homem deve quebrar as suas costas para ganhar o seu dia de lazer, será que ela acreditará nisso quando ele estiver morto" ?).
Já em "I'm Looking Through you" : "You don't look different, but you have changed, I'm looking through you, you're not the same, you don't some different, you were above me, but not today, the only difference is you down there"...( "Você não parece diferente, mas você mudou. Eu olho através de você, você não é mais o mesmo. A única diferença é você estar embaixo (sepultado ?)". E no mesmo disco, na faixa "In My Life": "Some are dead and some are living" ("Alguns estão mortos, alguns estão vivos").
No LP seguinte, "Revolver", os conspiradores de plantão acharam ainda mais indícios dessa teoria. Logo na capa, sob uma ilustração psicodélica e louquíssima, existe uma mão sobre a cabeça de Paul. Isso indicaria uma bênção a uma pessoa falecida (Ah ?). E o fato de usar-se uma ilustração ao invés de foto como nos LP's anteriores, também reforçara a lenda, no sentido de que estariam a evitar expor o sósia que supostamente ainda estaria a submeter-se a cirurgias plásticas. No mesmo ano de 1966, o diretor de cinema norteamericano, John Frankenheimer, lançou "Seconds", uma sensacional história sobre um homem que muda de identidade e mediante severa cirurgia plástica transforma-se em outra pessoa. Seria também um indício ? Pois esse dado, fui eu que acrescentei...
Logo na primeira faixa do disco "Revolver", chamada : "Taxman", segundo os buscadores de evidências, seria uma referência à taxidermia, ou seja, a técnica para empalhar animais ao dar-lhes a aparência de estar vivos. 
E na letra, as passagens : "If you drive a car" ("Se você dirige um carro"), e "If you get too cold" ("Se você ficar frio"), seriam menções ao acidente e posterior falecimento de Paul. E na mesma música, "My advice to those who die...Taxman" ("Meu conselho para quem morre, Taxidermista"), conselho explícito em sua morbidez sugerida. Só que "Taxman", em outra conotação da língua inglesa, é também o funcionário público, fiscal de impostos. Em "Eleanor Rigby", o personagem da música, Father Mackenzie, seria na verdade, Father McCartney (espere aí : por que morreu tornou-se um padre católico ?). Na letra da canção, a seguinte frase : "Father Mckenzie, wipping the dirt from his hands, as he walks from the grave" ("Padre Mckenzie limpando a sujeira de suas mãos após sair do túmulo"). Em "She Said" : "She Said I Know what it's like to be dead" (Ela disse que eu sei como é estar morto"). A música, "Dr. Robert" seria uma referência explícita, pois teria sido o médico que tentou salvar Paul no acidente. Na letra dessa canção, está escrito : "You're a new man" (Você é um novo homem", talvez a referir-se ao "sósia") e ainda : "He does everything he can, Dr. Robert..." ( "Ele fez tudo o que pode, Dr. Robert"). Em 1967, The Beatles lançou a sua obra-prima, o monumental LP "Sgt° Peppers Lonely Hearts Club Band", e aí o grau de loucura dos fãs e especuladores em geral só aumentou.

A começar pela capa, uma das mais festejadas não só da história do Rock, como da música em geral. E logo interpretaram aquelas pessoas todas, como em volta de uma sepultura, a homenagear o Paul. E um dos arranjos de flores seria no formato de um baixo Hofner (a marca que Paul mais usou nos Beatles, embora de 1967 em diante, tenha usado mais o Rickenbacker), e o fato por estar com o braço virado para a direita, sinalizaria claramente ser o enterro dele, por ele ser (ou ter sido...), canhoto.

E onde o arranjo de flores sugere estar escrito "Beatles", segundo os especuladores, estaria escrito "Be at Leso", uma mensagem codificada para designar que Paul fora sepultado na Ilha de Leso.
Ao repetir a ideia da capa do LP "Revolver", em "Sgt° Peppers", também há uma mão sobre a cabeça do Paul e seria a tal bênção post mortem. Abaixo da letra "T" da palavra "Beatles", está uma estátua do Deus Hindu, Shiva, que é um guardião da morte naquela cultura, e a estátua aponta para a foto de Paul.



Na foto da contracapa, todos os componentes dos Beatles, olham para a frente, com exceção de Paul. Em uma foto do encarte, Paul usa uma braçadeira onde está escrita a sigla : "OCD". Segundo sabe-se, trata-se de um termo técnico usado pela polícia canadense, que significa : "Officially Pronounced Dead", ou seja, "oficialmente considerado morto".

Com um requinte digno do inspetor Columbo, inventaram uma artimanha para identificar outro sinal, desta feita na foto do bumbo da bandinha de coreto. Se você colocar um espelho de forma horizontal, e cortar da frase, as palavras "Lonely Hearts", no reflexo, surgirá a expressão : "One he die", para sugerir que um beatle morreu. Uma outra versão sobre esse mesmo detalhe, diz que a frase da bateria deve ser lida como : "I One IX he Die" e a interpretação disso seria : "I One" seriam dois números "1", a sugerir então o número "11" e "IX" como o "9", em algarismos romanos. E quanto ao "He" e a seta que está entre entre essa palavra e "Die", eis que ela sinaliza diretamente para Paul em sua ponta superior, e a parte de baixo, supostamente para o seu túmulo.

A conclusão dessa maluquice toda seria : no mês de novembro (11), dia 9, "ele" morreu... mas houve a controvérsia, pois essa seria uma interpretação americana, com o número correspondente ao mês a aparecer primeiro. Para embasar a loucura, o argumento de que se fosse inverso, ele teria morrido em 11 de setembro. Na letra da música homônima ao título do disco, há a referência : "So Let me introduce to you, the only one Billy Shears" ("Deixe-me lhes apresentar o primeiro e único Billy Shears"), para referir-se ao "sósia". E Billy Shears pode ser lido também como : "Billy is here", mediante um inglês mambembe, a denotar que o "sósia" estaria no lugar de Paul. Em "Good Morning, Good Morning", a letra diz : "Nothing to do to save his life" ("Nada pode ser feito para salvar a sua vida"). E sob um outro trecho, "People running around it's five o'clock" ("Pessoas andando em volta, às 5:00 horas da manhã"), ao referir-se aos socorristas que teriam acudido Paul, no momento do acidente. Em "A Day in the Life", já citei duas frases no início da matéria. Acrescento : "A Crowd of people stood and stared they'd seen his face before, nobody was really sure of he was" ("Uma multidão de pessoas parou e assistiu, eles haviam visto seu rosto antes, ninguém tinha certeza se era ele").


E na contracapa, a "evidência" mais emblemática, com todos os membros dos Beatles postados de frente, com exceção de Paul, que ficou de costas na foto. E como requinte, o dedo indicador de George Harrison estaria virado para o lado em que está escrita a música "She's Leaving Home", onde em uma passagem da letra canta-se : "Wednesday morning at five o'clock as the day..." (Quarta de manhã às 5:00 h, foi o dia"...).
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário