sábado, 12 de maio de 2012

A Viver Melhor - Por Luiz Domingues

Em recente relatório divulgado, o IBGE mostrou dados animadores sobre o aumento da expectativa de vida para o povo brasileiro. Decorrente da recente fase de prosperidade que o Brasil alcançou, mas que também coincide com dados internacionais mais fechados no âmbito da medicina. Segundo o bioquímico britânico, Nick Lane, pesquisas estão avançadas no sentido em criar-se uma medicação que iniba a demência; cardiopatia e diversas manifestações cancerígenas, de uma só vez, a evitar assim o envelhecimento humano. Lane afirma que dessa forma a pesquisa avança bem mais rapidamente, além dos recursos para subsidiar os cientistas, que são minimizados.
Tais pesquisas são baseadas no conceito bioquímico da gerontogene, onde os cientistas apostam as suas fichas, com contundência. Sob uma única mutação desse gene, seria possível quase dobrar-se a expectativa de vida de um ser humano, com excelente qualidade. Segundo Lane, daqui a vinte anos, poderemos com tal metodologia, alongarmos a vida com uma média entre 120 e 130 anos de idade, para minimizar o envelhecimento sob níveis que hoje seriam considerados apenas como uma mera fantasia de filmes e seriados em tom de Sci-Fi.

Por enquanto, devemos comemorar os nossos dados domésticos, pois se uma pessoa nascida em 1960, meu caso por exemplo, tinha naquele ano uma expectativa de vida em torno de 65 anos / média, hoje já demarca-se com 73.9 anos. É um aumento significativo, ao elevar o IDH do Brasil, que realmente precisa centrar esforços para usar com muito critério essa prosperidade financeira que aparentemente o alavanca, principalmente quando o país vir a tornar-se um grande produtor petrolífero, realidade da qual, aproxima-se
Matéria publicada no Blog Planet Polêmica, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário