sábado, 9 de junho de 2012

Gol da Especulação Imobiliária F. C. - Por Luiz Domingues


Com a proximidade do início da Copa Mundo no Brasil, em 2014, não é apenas a discussão em torno da construção de estádios faraônicos que assombra o bolso do cidadão brasileiro. Verifica-se uma alta absurda nos preços dos imóveis, tanto para locação, quanto vendas. Qual o motivo dessa escalada sem precedentes?

Primeiro devemos levar em conta a ingerência arrogante da FIFA, com o seu caderno de encargos, que geralmente atropela a soberania nacional de qualquer país, ao pisar, literalmente, em suas respectivas constituições. 

Outro ponto importante, é a questão dos patrocinadores que vem atrelados à essa instituição antipática. Com tanto comprometimento nos interesses, fica difícil imaginar que não haja manipulação, vide a polêmica em torno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. 

Em relação às obras públicas, inicialmente são atribuídas à rede de serviços e locomoção aos estádios onde disputar-se-ão as partidas, mas a verdade é que tais obras causam um estrago ao ambiente social, em detrimento dos prometidos benefícios que a comunidade herdará pós-evento. 

Grandes áreas são desapropriadas para a criação de avenidas. Sob um primeiro instante, parece algo que seria positivamente agregado ao espaço urbano, portanto um benefício para a população que ali reside. 

Contudo, relatos vindos de todas as cidades nas quais estão sendo feitas obras, dão conta de que as pessoas estão a perder os seus imóveis por preços inaceitáveis e "convidadas" a conformarem-se, com a sua própria sorte lançada.


Recentemente, uma pessoa ligada ao comitê de organização da Copa do Mundo de 2010, realizado na África do Sul, veio a São Paulo, lançar um livro em que faz pesadas denúncias sobre esses fatores e alerta o povo brasileiro sobre o perigo que essa ilusão de
Copa do Mundo pode nos proporcionar em termos de melhorias legadas como urbanidade a ser usufruída pela população. 

Segundo esse senhor, há relatos em seu livro de que milhares de pessoas pobres foram desalojadas de suas casas no centro da cidade de Cape Town, e colocadas em habitações desumanas, feitas com latão (um inferno no verão e um gelo no inverno), denominadas: "Blikkiesdorp". Nada mais apropriado para intitular, pois parece campo de concentração nazista.

A acompanhar todas essas anomalias, temos outro ponto cruel: a especulação imobiliária. Recentes pesquisas deram conta que o efeito "Copa" triplicou os preços dos imóveis, no Brasil inteiro. E não importa se você mora em uma aprazível cidade interiorana, distante milhares de Kms de uma cidade sede onde acontecerão os jogos. Aquela casa que você sonhou em adquirir para morar com a sua família e que valia cinquenta mil reais, agora vale cento e cinquenta mil e fim de conversa para o monstrengo especulador.

Claro, o apetite voraz do monstro é insaciável e à medida que 2014  aproxima-se, vai subir muito mais. 

Portanto, por conta de sediarmos jogos "importantes" tais como: Zambia x Emirados Árabes ou Honduras x Nova Zelândia, com o meu enorme respeito à esses países e por suas seleções nacionais de futebol, mas longe de se configurarem como grandes "clássicos" do futebol mundial, veremos diversas intervenções urbanas a gerar transtornos para milhares de pessoas e a especulação imobiliária a tornar-se de fato, a grande campeã mundial do oportunismo.

Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário