quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Paradoxo do Desperdício - Por Luiz Domingues


O Planeta Terra ultrapassou a marca de sete bilhões de seres humanos em seu contingente e um dos maiores desafios das autoridades de todos os governos nacionais, é sem dúvida alguma, alimentar e hidratar todas essas pessoas. Ao considerar-se que o número de animais e vegetais que também precisam de víveres é igual ou maior, pode-se afirmar que o desafio é dobrado ou bem mais que isso.
Por desequilíbrios da economia; políticas equivocadas e completa desarmonia social, o fato é que muitas nações passam por situação de penúria, com fome absoluta. Claro, recebem muita ajuda governamental internacional; também através de Ong's abnegadas que trabalham com afinco e sempre existe a presença de artistas com sensibilidade aguçada, que estão a promover campanhas beneficentes para minimizar tais efeitos etc e tal.
Contudo, mesmo com esses esforços, vemos pessoas a morrer dramaticamente, por falta de alimentos e água. Portanto, alguém poderia fornecer-me alguma explicação plausível para o desperdício colossal de alimentos que existe no Brasil ?
                          Foto : Silva Júnior - Folhapess

Questão de meses atrás (ao referir-me ao início de 2012), eu tive um problema sério de doença em minha família e por cerca de vinte dias, frequentei diariamente um hospital. Não pude deixar de reparar no desperdício inacreditável de comida que houve ali. Refeições intactas, recusadas pelos enfermos, foram jogadas literalmente no lixo, mesmo embaladas hermeticamente por empresas terceirizadas em fornecimento de alimentação. Isso é apenas a ponta do iceberg. Basta você ir à feira livre de qualquer cidade brasileira e verificar a quantidade absurda de frutas e verduras descartadas e jogadas no chão.
Outro dia, vi um documentário de um canal de notícias da TV a cabo, onde um repórter conduziu um imigrante angolano radicado em São Paulo, para um passeio em uma feira livre. O rapaz ficou atônito com a quantidade de comida descartada, e não cessava em afirmar que não conformava-se com a fartura, e o descaso que via por aqui, acostumado à escassez de recursos em seu país de origem.
Sob uma rápida pesquisa de internet, os dados são alarmantes ! Segundo dados da Embrapa, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo.
Acrescento que tem potencial para ser o número um, se tantas distorções não ocorressem em nossa legislação rural, com normas de cultivo e posse de terra, muito falhas; reservas indígenas absurdas; latifúndios improdutivos; acordos internacionais mal alinhavados a dar brechas para que nações concorrentes no mercado agrícola, tomar a nossa dianteira etc. Nesse contexto, cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano, o que resulta em uma média diária de 39 mil toneladas.
Segundo li em uma pesquisa do Instituto Akatu, aproximadamente 64% do que planta-se no Brasil, é jogado no lixo. 20% estraga na própria colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo e 20% no processo culinário, por maus hábitos culturais que o nosso povo possui.
Isso daria para alimentar 500 mil famílias. Preciso falar mais ?
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário