quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Legado Bom de Schwarzenegger - Por Luiz Domingues


Quem não conhece Arnold Schwarzenegger ? O truculento ator, protagonista em tantos filmes de ação, ex-fisiculturista e com carreira também na política, tem um séquito de fãs ardorosos e também muitos detratores.
Como ator, o seu desempenho faz o semblante de um crítico mais sensível retorcer de forma negativa, mas também faz com que os produtores do cinema Blockbuster de entretenimento de massa, esfreguem as mãos de euforia diante dos lucros colossais que os seus filmes proporcionam.

Há por destacar-se que ele tem senso de humor e ao brincar com a sua própria fama de ator canastrão, também protagonizou comédias absurdas, ao rir de si próprio, por ridicularizar o seu porte físico exposto à situações antagônicas à natureza, como por exemplo ficar "grávido", ou ter um irmão gêmeo, anão, e até ir parar em uma escola de educação infantil e ser atormentado por crianças pequenas. Porém, o que causou mais espanto, foi quando enveredou pela política e sob um salto astronômico que só pensávamos existir no Brasil, tornou-se governador do mais rico estado americano, a Califórnia.  Equivaleria dizer que um belo dia, acordássemos com a notícia que o "Tiririca" tornou-se governador de São Paulo, o que aliás, ao pensar bem no comportamento padrão do eleitor brasileiro, não seria tão surpreendente assim...
Em princípio, o governador, Arnold Schwarzenegger, iniciou o seu mandato com medidas truculentas, bem ao estilo de seus personagens clássicos do cinema, o que rendeu-lhe o apelido pejorativo : "Governator", um trocadilho que brincava com um de seus personagens mais famosos, o androide assassino do filme, "Terminator".
Republicano fanático (apesar de ser casado na época com uma fervorosa democrata e sobrinha do ex-presidente John F. Kennedy), Schwarzenegger gostava de fazer comícios a empunhar uma vassoura (será que o Conan conheceu, Janio Quadros ?), onde dizia estar a varrer os democratas da Califórnia...

Brincadeiras a parte (com a ressalva de que a história da vassoura é verdadeira), o musculoso governador fez uma ação digna de aplausos e que não beneficiará apenas o estado da Califórnia, mas certamente todo o planeta.
No ano de 2004, o "governator" lançou um plebiscito popular, para visar a aprovação de uma verba estadual bilionária a ser gasta com pesquisas das células-tronco.  O montante foi de 3 bilhões de dólares e convenhamos, é muito dinheiro até para os padrões de um país de primeiro mundo.
O povo respondeu favorável à ideia e dessa forma, foi criado na Califórnia, o CIRM (California Institute for Regenerative Medicine).  Em recente visita à São Paulo, o presidente do CIRM, Dr. Alan Trouston discursou no Congresso Brasileiro de Células-tronco e Terapia Celular, ao trazer como novidades, perspectivas fantásticas em relação às pesquisas realizadas.
Segundo o Dr. Trouston, o CIRM já está em fase de testes clínicos realizados em seres humanos, para avançar decisivamente para resultados positivos em termos de cura de doenças degenerativas, autoimunes, genéticas; Aids e cegueira.  Em suas palavras : -"o que está por vir, é fantástico"!
Um dos objetivos do Dr. Trouston em São Paulo, foi convidar cientistas brasileiros a compartilhar as suas pesquisas e descobertas com o CIRM, meta que tem buscado em diversos outros países do mundo.  Portanto, estamos diante de um momento histórico para a humanidade, onde o avanço científico da medicina será extraordinário.
Portanto, mais que Conan, Terminator e tantos outros personagens de ação que imortalizou no cinema, Arnold Schwarzenegger deixa-nos um legado inesquecível, com essa iniciativa humanitária sem precedentes.
Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário