sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Márcia Cardeal no Rítmo de Zás-Trás - Por Luiz Domingues



A TV Paulista foi a segunda emissora fundada em São Paulo e teve uma existência profícua, até ser comprada pelo jornalista / empresário, Roberto Marinho em 1965, e tornar-se a Rede Globo de São Paulo. Em seu tempo pré TV Globo, a TV Paulista fez história, por concorrer com muita dignidade entre os seus pares à época, no caso, as emissoras : Tupi; Excelsior e Record.
Entre tantas atrações ali criadas, na linha dos programas infantis, a "Sessão Zás-Trás", criada em 1955, faz cinquentões e sessentões de hoje em dia, marejar os seus olhos, tamanha a saudade que gera. Inicialmente, tal atração infantil fora apresentada por Gisleine Marilda Roque; Délio Santos; Marco Antonio e Henrique Ogalla.
No início dos anos sessenta, passou a ser apresentado por Márcia Cardeal, uma adolescente carismática e que conduzia paralelamente, a sua carreira como atriz, ao participar de diversas montagens teatrais significativas. É portanto para a maioria das pessoas, considerada a melhor fase do programa, muito em questão do carisma de Márcia, que rapidamente tornou-se ídolo das crianças da época.
O programa era muito simples em sua produção. Ainda a contar com parcos recursos técnicos e por viver-se em plena época de uma ingenuidade generalizada na sociedade, limitava-se a concentrar um grupo de crianças, diariamente no estúdio, geralmente com uma ou mais a comemorar aniversário no dia e assim, ao criar um clima de festa prosaica, como se fosse na residência da criança, Márcia intercalava pequenas entrevistas pueris com a petizada, aos desenhos animados e seriados, predominantemente estrangeiros.
Com o passar do tempo, mudanças foram paulatinamente introduzidas e com os avanços da tecnologia, passou a ser apresentado também no Rio de Janeiro. Novos agregados ingressaram como personagens fixos.
Pequenas gags em torno de palhaços circenses; aulas sobre trabalhos manuais e mini gincanas com brincadeiras, costumava animar as crianças. Mario Lucio de Freitas; "Tio" Molina, e Ayres Campos reforçavam o time de Márcia Cardeal nessa segunda metade da década de sessenta. O sucesso foi garantido, até que um dia de 1965, o histórico canal 5 de São Paulo tornou-se a "TV Globo", e assim, o mandatário, Roberto Marinho preferiu transferir o núcleo da produção de "Zás-Trás" para o Rio de Janeiro, a matriz da emissora, em 1969.
Com essa mudança, o "Zás-Trás" perdeu o carisma de Márcia Cardeal e mesmo ao notadamente melhorar a sua produção, pôs-se a perder audiência.
Apesar de contar com a apresentação do ex-lutador de Luta Livre, Ted Boy Marino (que havia tornado-se um ator, ao atuar em programas humorísticos e filmes, notadamente no embrionário grupo de humor, "Os Trapalhões", ainda sem esse nome, ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana), o programa entrou em declínio. Com baixa audiência, a "Sessão Zás-Trás" saiu do ar em 1970, para voltar com reformulações em 1972, mas tal retorno durou poucos meses, pois uma revolução no mundo dos programas infantis, causou-lhe um verdadeiro atropelamento.
Em outubro de 1972, Roberto Marinho deu fim à histórica, "Sessão Zás-Trás", para colocar no ar uma adaptação nacional para uma  atração internacional consagrada e que revolucionaria os programas infantis, chamada : "Vila Sésamo" ("Sesamo Street"), com uma nova abordagem pedagógica e direcionada às crianças pequenas. 


Fica a saudade para quem foi criança da metade dos anos cinquenta, até o fim dos anos sessenta, de Márcia Cardeal e seu carisma, ao apresentar a "Sessão Zás-Trás".
Matéria publicada inicialmente no Site / Blog Orra Meu e republicada no Blog Pedro da Veiga, ambas em 2013

6 comentários:

  1. Muito bacana relembrar os tempos do Zas Trás. Comemorei meus 11 aniversario no Programa e fiquei fascinada qdo conheci a Tia Marcia e os jovens que trabalhavam com ela. Tenho agora 62 anos de idade e ainda me lembro do jeito amigo que nos trataram e, do delicioso bolo Pullman que nos deram :) Eu assistia todas as tardes, comendo do pão ou do bolo das propagandas. Deus abençoe a todos que participavam daquela produção. Só boas lembranças.
    Silvia(moro na Florida a 28 anos) 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia !

      Que prazer o meu em ler o seu comentário recheado por ótimas lembranças, incluso a experiência lúdica em ter comemorado o seu natalício de 11 anos de idade, no programa. És uma privilegiada, pois este foi o sonho de quase todas as crianças de nossa geração.

      Fiquei feliz por saber que a sua impressão pessoal sobre os bastidores que ali conheceu, foi positiva. Em um ambiente tão contaminado pela vaidade, como geralmente é o da televisão, o seu relato foi na contramão e mostrou-me e aos leitores em geral, que sim, aquilo não fora falso, havia um carinho sincero pelas crianças etc e tal.

      E sobre os produtos Pullman, não tenha dúvida que estão no cotidiano de muitos dessa época, eu incluso, e com aquele sabor que remonta à infância.

      Muito grato por ter lido e comentado com essa riqueza de lembranças tão doces para todos nós que vivenciamos tal época. Tenho outras matérias no Blog, a abordar a época, com enfoque na TV, igualmente e também sobre o cinema e outros aspectos culturais. Fique a vontade para ler e comentar sempre que desejar.

      E aproveite o sol da Florida, que é muito bom !

      Grande abraço !

      Luiz Domingues

      Excluir
    2. Hoje não sei porque falei para o meu neto que minha professora, era apresentadora de programa infantil,e pedi pra ele pesquisar,tive a triste notícias que ela faleceu em setembro 😢😢

      Excluir
  2. Realmente foi um privilégio ter feito parte dessa época. Sair correndo
    da escola chegar em casa logo pra assistir o tao desejado programa Zas traz. Tia Márcia com seu sorriso cativante nos apresentava seus personagens. Aquilo era a fantasia mais real e deliciosa, um momento mágico. Poder tocar a tela da TV achando estar fazendo parte do show. Hj estou com 62 anos. Acredito na pureza das crianças e q ela estara sempre viva dentro da gente. Doces lembranças... saudades, gratidao e muito amor! Com o meu dedinho na tela... você é uma linda tia Márcia!Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico comentário, carregado com bastante emoção em torno dessa nostalgia.

      Grato pela visita ao meu Blog e postagem de comentário ! Volte sempre, o Blog tem mais matérias sobre TV das décadas de cinquenta e sessenta, você vai gostar, assim espero.

      Forte abraço !

      Luiz Domingues

      Excluir
  3. Estou em uma das fotos
    Celebrei meu aniversário no programa zas tras, marcia cardeal
    Fizeram parte da minha infância
    No facebook estou como mari garcia

    ResponderExcluir