domingo, 12 de maio de 2013

Ciclistas x Bicicleteiros - Por Luiz Domingues


Sei que já abordei esse tema anteriormente e particularmente, eu não gosto de voltar ao mesmo assunto em minhas matérias, para privilegiar sempre a utilização de temas inéditos. Todavia, sou obrigado a voltar para tal assunto já abordado, pois está a tornar-se muito mais perigosa a vida do mais desprestigiado elemento dentro do universo do trânsito: o pedestre... a mídia já vem há meses a enaltecer a bicicleta como a alternativa mais festejada para combater-se o caos no trânsito.

Não tenho nada contra a bicicleta em si, e certamente que reconheço a sua viabilidade no processo, embora ainda considere que não seja o principal agente a ser incentivado. Ou seja, acredito que a solução para uma melhora significativa, passa por um conjunto de ações integradas e não apenas uma resolução.

É bastante ingênuo, ao meu ver, achar que incentivar só o uso de bicicletas, resolverá o problema do trânsito. Eu prefiro pensar que a bicicleta só funcionará adequadamente em paralelo com investimentos pesados na ampliação da malha em torno do Metrô; trens de subúrbio; corredores expressos para ônibus; subsídios para o táxi poder apresentar uma tarifa mais razoável e incentivo à criação de empregos para pessoas que morem no mesmo bairro onde trabalham, ao evitar assim que desloquem-se de uma forma insana pela cidade, diariamente.

Posto isso, é claro que eu penso ser um absurdo o perigo que os ciclistas passam mediante a selvageria institucional do trânsito. Como não revoltar-se com o caso da moça barbaramente assassinada no Rio de Janeiro, ou o rapaz que teve um braço decepado por um playboy arrogante em São Paulo, e que além de não socorrê-lo, teve a crueldade de jogar o braço do rapaz em um córrego, kilômetros distante do acidente (e o braço da vítima poderia ter sido enxertado, segundo os médicos, para agravar a crueldade perpetrada...) ?

A mídia insiste firmemente a realçar tais tragédias (que fique claro, é óbvio que eu solidarizo-me com todo o ciclista que é morto ou ferido no trânsito), e enaltece apenas a causa dos ciclistas, sem levar em conta o incrível contraponto que eu não vejo ninguém citar. Responda-me sem pensar, leitor : quem tem a estrutura mais frágil dentro do trânsito ?
Pois é... o ser humano e o seu corpo composto por carne e ossos, tem apenas a calçada para locomover-se e nesses termos, possuir um mínimo de segurança dentro desse esquema selvagem. Contudo, ao ignorar o fato de que a bicicleta é um veículo como outro qualquer e portanto a sua condução adequada requer respeito às Leis do trânsito, ciclistas, ou melhor, os pejorativamente classificados como : "bicicleteiros", esses irresponsáveis, trafegam pelas calçadas em alta velocidade, a "tirar finas" das pessoas, o tempo todo.
Está cada vez mais difícil atravessar uma rua, pois esses energúmenos simplesmente não obedecem o sinal vermelho dos semáforos; ignoram a faixa de segurança; trafegam na contramão; dobram esquinas sobre as calçadas em alta velocidade, enfim. Não vejo na mídia ou nas redes sociais ninguém a condenar tal selvageria, e pelo contrário, a bicicleta é enaltecida como um objeto da moda, e os ciclistas, por extensão, gozam do "hype" midiático, que enaltece-os, glamoriza, e torna-os cidadãos com a aura imaculada, como algo "cool".
Nas ruas, os atropelamentos são constantes. As brigas perpetradas por jovens impetuosos e arrogantes contra idosos, tornou-se uma rotina, por que além de cometer tal arbitrariedade, estes arvoram-se em estar "certos", e consideram os pedestres como empecilhos às suas manobras radicais pelas calçadas. Não tem um único dia em que não flagro uma barbaridade dessas pelas ruas do meu bairro. Se eu sinto-me inseguro por andar pelas calçadas, o que dizer dos idosos; deficientes físicos; crianças; bebês em carrinhos, e gestantes ?
Está cada dia mais difícil ser um reles pedestre. A bicicleta parece ter mais valor que o ser humano... será esse o conceito de ecologia sustentável que pretende ofertar-nos mais "qualidade de vida" ? Socorro ! Prefiro morrer asfixiado pela poluição a ser atropelado por esses moleques irresponsáveis !
É preciso disciplinar o uso de tal veículo, urgentemente. Não falo sobre criação de Leis, pois os direitos e deveres dos ciclistas estão muito claros no Código Brasileiro de Trânsito. Falo sobre uma campanha de educação maciça, com o apoio da mídia.
E está mais do que na hora da mídia acordar para essa realidade e parar de empurrar a sujeira para debaixo do tapete. No afã de glorificar o ciclismo, os seus agentes "formadores de opinião" estão a ignorar os abusos perpetrados pelos maus ciclistas. Acho oportuno que o leitor leia esses tópicos do Código Brasileiro de Trânsito, transcritos abaixo :


Bicicleta na calçada, só com autorização da autoridade de trânsito e sinalização adequada na calçada:

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

Calçada é para pedestres, bicicleta só circula nela em casos excepcionais : PASSEIO – parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Quer passar pela calçada ou atravessar com a bike na faixa? O CTB manda desmontar : Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)

§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.



Acrescento que bicicleta tem que parar no semáforo vermelho, sim senhor ! O pedestre tem o direito de atravessar a via em segurança, e não ser ameaçado por um atropelamento sumário !
Espero que os verdadeiros e bons ciclistas entendam-me e solidarizem-se com esta matéria. Fora da bicicleta, você é um ser humano, também, e da mesma maneira que teme a selvageria dos veículos motorizados pelas ruas, pense que andar sobre a calçada é uma barbaridade igual ou pior, em relação ao pedestre.

E o apelo óbvio : ninguém nasce de geração espontânea, portanto, a sua querida mãezinha; o seu adorável vovô, velhinho e frágil; aquele seu amigo deficiente físico; ou a sua esposinha grávida, são pedestres, também. E você não aceitaria que um irresponsável viesse a voar sobre a calçada com uma bicicleta, para arriscar a integridade física desses seus entes queridos, não é ?



Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário