quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alô Doçura, Primeira Sitcom Brasileira - Por Luiz Domingues


Já ao final dos anos quarenta, a TV norteamericana trabalhava com um tipo de produção específica para tal veículo, a que chamava como : "Sitcom", um neologismo que significa "comédia de situações". Tal formato fora idealizado para usar uma dramaturgia leve, em torno de sketches curtos em tom de humor, baseados em fatos do cotidiano, geralmente calcados em conflitos sócio / familiares, comuns à todos, portanto com forte apelo popular.
A primeira sitcom que realmente estourou de audiência e tornou-se mundialmente famosa, foi : "I Love Lucy", protagonizada por Lucille Ball, uma comediante egressa do cinema e também pelo seu marido na vida real e na série, Desi Arnaz, um ator cubano e radicado na América do Norte. O sucesso retumbante de tal atração televisiva motivou a sua longevidade, com o casal a envelhecer, literalmente, na tela e assim abrir as portas para uma indústria que prosperou de uma forma reversível. Em 1953, a TV brasileira ainda engatinhava, mas não faltava arrojo para os seus produtores.
Ao perceber o filão criado pelos norteamericanos, embarcou na produção de uma sitcom nos moldes que os yankees consagraram, mas com o toque de nossa cultura, logicamente. Dessa forma, surgiu na tela da TV Tupi de São Paulo, a primeira sitcom brasileira, denominada : "Alô Doçura".
A ideia fora centrar as histórias a envolver um casal, porém não necessariamente a interpretar personagens fixos e por conseguinte, projetar a ideia de continuidade. Portanto, em cada episódio, os personagens ostentavam nomes e características diferentes e envolviam-se em conflitos ou situações inusitadas e engraçadas, bem na tradição da comédia latina.
A ideia original, contudo, foi mais antiga do que o impacto das sitcom's americanas causara. Isso por que o texto de "Alô Doçura", foi uma adaptação de um programa radiofônico chamado : "Encontro das Cinco e Meia". O seu autor, Otávio Gabus Mendes passou a incumbência para seu filho, Cássio Gabus Mendes, que concretizou a adaptação para a TV. O casal inicial de atores, ficou pouco na produção. Haydeé Miranda e Paulo Miranda foram logo substituídos por Eva Wilma e John Herbert, que culminaram em ficar muito mais fixados na memória do público.
Ainda em uma fase pré / VT (Vídeo-Tape), os programas eram realizados ao vivo, e portanto na mesma dinâmica com a qual a própria TV Tupi realizava os seus teleteatros habituais. Para minimizar erros, tornou-se importante a formação de uma equipe técnica bem preparada e atores com experiência teatral, acostumados com montagens de palco.
Isso explica o padrão de excelência que a TV brasileira possuiu nas suas primeiras décadas de existência, exatamente por ter recorrido em agrupar artistas sob alto padrão qualidade. "Alô Doçura" foi um tremendo sucesso na época, ao ter populariza os atores : Eva Wilma e John Herbert sob um patamar além do que eram conhecidos por suas respectivas carreiras no teatro e no cinema, até então.
E também proporcionou-lhes a oportunidade em atuar em peças publicitárias, graças ao sucesso da série. Além de tudo isso, abriu as portas na TV brasileira, para esse filão dramatúrgico importante.
Matéria publicada inicialmente no Site / Blog Orra Meu, em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário