quarta-feira, 5 de junho de 2013

História Reescrita - Por Luiz Domingues



Os fenícios realmente chegaram ao continente americano antes dos colonizadores portugueses e espanhóis ? Uma esquadra chinesa deu a volta ao mundo e pisou no solo sul-americano em 1421 ?  O massacre de um milhão de armênios, no início do século passado, é uma fantasia ?
Não foi golpe, mas sim "revolução", o que ocorreu no Brasil em 1964. São inúmeros os erros registrados em livros de história e muito deles por pura manipulação e a atender a interesses escusos de poderosos.
Stalin e Hitler mandaram adulterar fotos, ao excluir desafetos e apagar o nome de várias pessoas dos registros oficiais ao seu bel-prazer. Páginas vergonhosas da verdadeira História foram adocicadas e papéis invertidos em muitas circunstâncias. Heróis transformados em bandidos e vice-versa.
Nos livros didáticos, por gerações, a História oficial foi ensinada nesses parâmetros repletos por distorções.
Os historiadores frustram-se com o seu trabalho ao ser constantemente pressionado pelos poderosos e os seus interesses. De fato, grande parte do material do qual dispõem para elaborar o seu trabalho, é oriundo de documentação oficial fornecida-lhes.
E com esse tipo de fonte não confiável, ficara difícil a preservar precisão histórica.  Na atualidade, existe movimentos concretos entre historiadores, dispostos a reescrever tudo, ao apurar ao máximo a verdade e colocar assim, a veracidade completa dos fatos.
Na França, por exemplo, historiadores trabalham nesse sentido e questões pertinentes ao período revolucionário ocorrido em 1789, e o posterior, durante a Era napoleônica, passarão por rigorosa revisão, mediante documentação e descoberta de fatos novos apurados. Há por observar-se contudo, que em uma época onde a mentalidade do "politicamente correto" passou dos limites em alguns aspectos, tal parâmetro não pode contaminar tal movimento de reestruturação da História.  Usar de eufemismos tolos para não "chocar", é irrelevante. É preciso encarar a História com veracidade, a mostrar a verdade, doa a quem doer.
Encarar o fato de que a jornada da humanidade em seu processo civilizatório, teve etapas tristíssimas, faz parte do aprendizado, e deixar de contar tais passagens, é um atentado à verdade. E convenhamos, em plena segunda década do século XXI em curso, não cabe mais manipular a História oficial, para privilegiar interesses particulares.

Matéria publicada inicialmente no Blog Planet Polêmica, em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário