quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Legado de Charles Miller - Por Luiz Domingues

Muitos ingleses vieram ao Brasil nos últimos anos do século XIX, com um propósito : a construção da malha ferroviária no estado de São Paulo. Entre tantos engenheiros; técnicos e trabalhadores comuns, houve um funcionário da São Paulo Railway, chamado : John D'Silva Miller, cidadão escocês, que casou-se com uma moça brasileira, chamada, Carlota Fox, que era filha de ingleses aqui já estabelecidos. 
Dessa união, o casal gerou um filho, batizado como : Charles William Miller, que nasceu em São Paulo, no ano de 1874. Mandado pelos pais à Inglaterra, quando completou dez anos de idade para ser educado, estudou na cidade de Southampton. Lá, encantou-se com um esporte que popularizara-se rapidamente, derivado do Rugbi e que era baseado na condução de uma bola com os pés, com o objetivo em marcar tentos, ao fazer com que a bola em questão, entrasse em um espaço retangular e demarcado dentro de um campo gramado.

Ele aprendeu as regras e passou a praticar tal esporte, chamado pelos britânicos, como : "football", "chutar a bola", sob uma tradução livre. Charles Miller voltou ao Brasil e à sua cidade natal, São Paulo, ao trazer em sua bagagem, duas bolas; uniformes e chuteiras, tudo de segunda mão, e um livro com as regras do novo esporte. 
Entusiasmado com o jogo, Charles organizou times, ao ensinar as suas regras e os seus fundamentos para amigos brasileiros, e no dia 14 de abril de 1895, fez parte da primeira partida de futebol oficialmente registrada, realizada neste país. No campo da Várzea do Carmo, no bairro do Brás, em São Paulo, o time da São Paulo Railway venceu a equipe da São Paulo Gas Company, por 4 x 2, com Charles Miller a jogar pelo time da São Paulo Railway. 
A seguir, Miller fundou o São Paulo Athletic Club e também a primeira Liga de futebol da cidade, ao organizar os primeiros campeonatos, e anteceder portanto, a criação da federação paulista de futebol. Charles jogou regularmente até 1910, quando passou a atuar como árbitro e dirigente. 
Ele também foi um entusiasta de outros esportes. Incentivou muito o rugbi; o  críquete e o tênis, tendo inclusive sido um dos fundadores da Associação Paulista de Tênis. Charles foi casado com Antonieta Rudge, que foi uma das maiores pianistas de sua época. 
Ele veio a falecer em 1953, quando o futebol já era o maior esporte do Brasil, mas sem ver as grandes maiores glórias perpetradas pela seleção nacional, que viriam a seguir. A pergunta é : será que no mais louco de seus devaneios, Charles Miller poderia imaginar que quando voltou da Inglaterra, ao trazer consigo as bolas oficiais; uniformes; chuteiras e o livro de regras de um obscuro esporte, estava a iniciar uma mania irreversível ? É claro que não...

No entanto, a verdade é essa, Charles Miller trouxe para São Paulo, um jogo que ultrapassaria todas as fronteiras do esporte, simplesmente. O futebol tornou-se uma paixão nacional inquestionável e com o avançar dos tempos, um importante fator de produção de recursos, para movimentar milhões, literalmente. 
A praça que conduz ao portões principais do estádio Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu, em São Paulo, leva o nome de Charles Miller, muito merecidamente. Entretanto, convenhamos, devido à importância que o futebol assumiu para São Paulo e o Brasil, Charles Miller merecia muito mais reconhecimento.
Matéria publicada inicialmente no Site / Blog Orra Meu, em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário