sábado, 20 de setembro de 2014

TV Excelsior, Adorável e Odiada - Por Luiz Domingues




Num ambiente ainda inicial para a TV brasileira, as principais emissoras em São Paulo, e que brigavam pela audiência, eram a TV Tupi e a TV Record, com a TV Paulista numa situação mais modesta, roubando poucos pontos das duas e a TV Cultura em sua fase como entidade particular, também em condições mais modestas de investimentos.



Nesse cenário, o empresário e radialista Victor Costa tinha a concessão para abrir mais um canal na cidade, visto que já era dono da TV Paulista.




Nesse processo de abrir um novo canal, não entrou sozinho nessa aventura, mas teve apoio de empresários bem sucedidos e para sorte do público, com mentalidade progressista, interessados em fazer dessa emissora, uma difusora de cultura, num patamar acima do popular, privilegiando arte de qualidade.



Victor Costa teve portanto, o respaldo de empresários como José Luis Moura e Mário Wallace Simonsen, ambos cafeicultores de Santos, que estavam empenhados nessa ideia de fazer da nova emissora, uma difusora de programação seleta, sem grande preocupação em atender pressões para agradar o máximo de audiência, portanto, sem o intuito de ser popularesca.
Com apoio do jornalista João de Scantimburgo e de Ortiz Monteiro, deputado federal à época, montaram a estrutura inicial para a TV Excelsior de São Paulo entrar no ar.



Inicialmente, a antena da nova emissora foi colocada na Rua da Consolação, esquina com a Avenida Paulista e os estúdios montados na Avenida Adolfo Pinheiro, no Brooklin, bairro da zona sul de São Paulo.


Logo, alugaram o Teatro Cultura Artística, no centro da cidade e ali o usaram para as produções de auditório, programas que fizeram grande sucesso em sua grade.
O empresário Simonsen era dono da Pan Air do Brasil, e nessa histórica companhia aérea brasileira, havia implantado uma política interna de remuneração muito acima dos padrões de mercado, instituindo um ambiente muito bom, onde seus funcionários trabalhavam com “amor à camisa”, sentindo orgulho da empresa, pelas ótimas condições que recebiam.



Tal mentalidade progressista, com valores humanistas embutidos, assemelhava-se à práticas muito progressistas dentro do mundo corporativista capitalista e eram obviamente avantgarde para os padrões do final dos anos cinquenta e início dos sessenta.
Tal mentalidade foi levada para a emissora, mas seria um fator a mais para a sua derrocada tempos depois, não pelos fatores econômicos em si, mas por perseguições de cunho ideológicas.


Simonsen adquiriu a parte de Victor Costa e a emissora voava em céu de brigadeiro, como a Pan Air, agradando ao público com sua programação de qualidade, nos primeiros anos da década de sessenta.



E que qualidade...

Bibi Ferreira tinha o seu “Brasil 60”, um musical sensacional que nos anos posteriores foi acompanhando a cronologia : “Brasil 61”, “Brasil 62” etc.
Sempre buscando a novidade, em 1962 tentou transmitir em cores (Programa Moacyr Franco Show), no sistema NTSC que não deu certo no Brasil, e só dez anos depois, em 1972, quando vingou oficialmente a TV em cores no Brasil, com o sistema Pal-M, de tecnologia germânica, a Excelsior não existia mais.


Ainda em 1962, a TV Excelsior inaugurou novas instalações num complexo localizado na Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, e que posteriormente foi comprado por Silvio Santos para abrigar a sua TVS/SBT, e hoje em dia é um mega templo de uma denominação evangélica.
Em 1963, inaugurou sua filial no Rio, usando como auditório, o antigo cinema Astória em Ipanema, e logo de cara apresentando um musical vistoso : “O Rio é o Show”, com a presença de grandes nomes da MPB de então.



Ao contrário da TV Tupi, que demorou a se planificar como Rede de alcance nacional (havia até um clima hostil e de rivalidade entre a Tupi de São Paulo e a do Rio, tratando-se mutuamente como inimigas e concorrentes), a Excelsior tratou logo de expandir-se e depois do Rio, chegou à Belo Horizonte e outras capitais, como uma rede unida e coesa.
Ainda falando da grade de programação, a TV Excelsior primava pelo acervo de filmes e séries de qualidade. Suas sessões de cinema com a exibição de clássicos, era notável.
No campo das séries, foi através da Excelsior –Rio, que “Star Trek” – “Jornada nas Estrelas, chegou ao Brasil ao 1966, por exemplo.
Outros musicais notáveis foram : “Dois na Bossa”e “O Brasil Canta no Rio” com a nata da MPB se apresentando ali, como Elis Regina, Eliana Pittman e Jorge Benjor (na época, Jorge Ben), e outros tantos talentos em início de carreira, além de gente já consagrada como Os Cariocas, e muito mais artistas de alto quilate.
Investiu também nos programas humorísticos de auditório, onde “Times Square” se destacava e de fato, marcou época.


Quando a Jovem Guarda explodiu na TV Record de São Paulo, a TV Excelsior também abriu espaço para a dita “música jovem”, com Os Incríveis comandando um programa (Programa “Os Incríveis”), e Ronnie Von, outro (“Assim caminha a Juventude”).
No jornalismo, a TV Excelsior também se esforçava para ter uma cobertura moderna e muito eficaz. O “Jornal de Vanguarda” é um exemplo que marcou época, já antecipando o modelo de jornalismo que nortearia o futuro imediato, na década posterior, de setenta.



Apesar de parecer incoerente com a proposta inicial de se manter um padrão cultural elevado na difusão cultural da emissora, é fato que a TV Excelsior aventurou-se na dramaturgia, com novelas, também. E por um bom tempo, concorreu com a TV Tupi que liderava a audiência nesse quesito em específico, lançando novelas, igualmente e em alguns casos, muitas entraram para a história do gênero, caso de “Redenção”, que está registrada como a novela de maior duração, com mais de dois anos de exibição e um número absurdo de capítulos, 596 para ser preciso.
“A Pequena Orfã”; “ A Muralha”; “Sangue do meu Sangue”; “Os Fantoches”, entre outras, são exemplos de sucessos da Excelsior, além de “2-5499”, considerada a primeira telenovela de exibição diária, na TV brasileira, em 1963.


Muitos atores que eram funcionários da TV Excelsior foram para o cast da TV Globo, assim que a Excelsior fechou suas portas. 

Tarcísio Meira; Francisco Cuoco; Glória Menezes; e Regina Duarte, entre muitos outros, eram do time da Excelsior.


Ivani Ribeiro, uma autora histórica, por exemplo, escreveu diversas novelas para a TV Excelsior.
Outro fator que deixou saudade eram as vinhetas musicais, antecipando em muitos anos tal ação da parte de outras emissoras, que só a partir das décadas posteriores usariam tal recurso.


Se era uma emissora adorável, com nobres princípios e querida do público, mas por que fechou suas portas então ?
O empresário Simonsen tinha ideais democráticos, legalistas e liberais e quando a ditadura militar instaurou-se em 1964, tornou-se um desafeto natural dos golpistas direitistas.


Sua empresa aérea Pan Air foi violentamente perseguida, até fechar as portas e a TV Excelsior não teve outro tratamento por parte da repressão.


A censura era implacável para prejudicar a programação da TV Excelsior, lhe causando grandes prejuízos.


Os incêndios de suas instalações em 1969 foram para lá de suspeitos e as ações da censura para prejudicar a emissora, acintosas e vergonhosas.
Em repúdio, a emissora não editava as partes censuradas e deixava a imagem de seus mascotes, o menino “Paulinho” e a menina “Ritinha”, com mordaças nas suas respectivas bocas, escancarando a arbitrariedade imposta pelo regime, e isso irritava profundamente os militares, que não queriam que o povo fizesse essa reflexão sobre suas ações torpes.



O golpe fatal se deu em 1970, quando a emissora estava totalmente sucateada e nem pertencia mais à Simonsen que vendera sua massa falida ao grupo Folha de S.Paulo.
Por meio de uma manobra financeira, o governo exigiu que uma dívida tributária pesada fosse paga em poucos dias, para estrangular de vez a emissora.


Sem chances de levantar 170 milhões de cruzeiros em poucos dias e numa ação deliberadamente agressiva com outros propósitos, os agentes da ditadura conseguiram lograr êxito, e eliminaram a TV Excelsior do mercado.



Em 1º de outubro de 1970, o jornalista Ferreira Neto entrou de forma afoita no estúdio, interrompendo a exibição de um programa humorístico que acontecia ao vivo (“Adélia e suas Trapalhadas”), e aos prantos disse que o governo da ditadura havia decretado o fim da emissora !!
Mal teve tempo de terminar seu depoimento dramático e a emissora saiu do ar, pois funcionários do “Dentel”(Departamento nacional de telecomunicações”, órgão estratégico da ditadura para controlar as emissoras de Rádio e TV), já se encontravam na central técnica da Excelsior, para cortar o sinal da emissora.



Recentemente um processo foi iniciado na justiça e existe uma perspectiva de que a concessão para a TV Excelsior voltar a operar seja revista.


Não conheço os meandros desse processo, portanto não posso adiantar nada sobre o caso em termos jurídicos e sobretudo financeiros de uma operação desse porte.
A única coisa que posso afirmar, como simples telespectador que assistiu muito a TV Excelsior na década de sessenta, é que num momento tétrico em que vivemos no campo cultural, onde a subcultura de massa dominou todos os espaços das TV’s abertas e já contaminou a TV fechada, por incrível que pareça, uma TV Excelsior de volta ao mercado, com aquela mentalidade que tinha há cinquenta anos atrás, seria um oásis em meio à essa glorificação do subsolo, como temos observado nos últimos anos.


Mero sonho, pois tal perspectiva é apenas uma pálida possibilidade e tem sido constantemente ironizada em editoriais de algumas emissoras que sobreviveram à derrocada da Excelsior, sinalizando que uma possível volta as incomodaria.


Fica essa reflexão para o leitor : mesmo com quase trinta anos de fim da ditadura e volta ao estado democrático de direito, a Excelsior ainda incomoda os retrógrados ?


Isso explica muita coisa...
Matéria publicada inicialmente no Site/Blog Orra Meu, em 2014.

9 comentários:

  1. Sua colocação é perfeita sobre a subcultura dominar os canais abertos de televisão, sendo contaminados tbm os fechados! Infelizmente é a nossa realidade, e a massa está alienada a esta condição, digerindo bem todo o lixo que lhes são transmitidos. Lamentável, mas os canais de tv's se tornornaram o instituto da cultura inútil!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nilva !

    Antes de mais nada, digo-lhe que fiquei imensamente feliz por sua visita ao meu Blog e pelos comentários pertinentes que publicou nesta e em outra matéria que leu, recentemente.

    Bem, quanto ao texto em si, reafirmo com pesar que a TV veio decaindo gradativamente há décadas e hoje em dia estamos diante de um patamar muito triste de baixo nível cultural sendo difundido e pior, exaltado como modelo.

    Sem medo de parecer elitista, mas sendo bem realista, é óbvio que essa mentalidade de enaltecimento da subcultura interessa a pessoas que lucram com isso, em detrimento do enorme prejuízo que causam ao desenvolvimento intelectual da população.

    É a sanha por dinheiro que move essa gente que manipula sem escrúpulos a difusão cultural e daí, a explicação para que a TV tenha uma programação rasteira, da pior espécie.

    Tenho 54 anos atualmente (nasci em 1960), portanto, acostumei-me a ver TV com uma grade de programação de alta qualidade. Nas décadas de cinquenta e setenta, e de certa forma até a metade dos anos setenta, os produtores de TV investiam em qualidade. Até em programas de apelo popular, não se abaixava o nível.

    Havia música de alto padrão, em profusão, abrangendo várias vertentes; sessões de cinema exibindo clássicos, diariamente; as melhores séries & desenhos animados; documentários; jornalismo e a dramaturgia tinha um padrão alto, com a nata do teatro atuando, dirigindo e escrevendo.

    Bem, quando ligamos a TV hoje em dia, é para chorar...

    Grato pela rica participação !

    O Blog é seu, visite-o a vontade !

    ResponderExcluir
  3. ACELERADOS
    ACORRENTADA (1983)
    A ESTRANHA DAMA - LA EXTRAÑA DAMA
    A FAMÍLIA ADDAMS - THE FAMILY ADDAMS
    A FEIA + BELA - LA FEA MAS BELLA
    A FORÇA DO AMOR
    A GAROTA DA MOTO
    A GRANDE IDEIA
    ÁGUIAS DA CIDADE
    A HISTÓRIA DE ANA RAIO & ZÉ TROVÃO
    A HORA DA DECISÃO
    A HORA WARNER
    ALEGRIA 81
    ALEGRIA 82
    ALEGRIA 83
    ALEGRIFES & RABUJOS - ALEGRIFES Y RABUJOS
    A LEOA
    ALMOÇO COM AS ESTRELAS
    ALÔ CHRISTINA
    ALÔ CHRISTINAH
    ALÔ CHRYSTYNAH
    ALÔ, DOÇURA!
    A MADRASTA - LA MADRASTA
    A MAIOR INVENÇÃO DE TODOS OS TEMPOS
    AMBIÇÃO - CUNA DE LOBOS
    A MELHOR MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS
    AMIGAS & RIVAIS - AMIGAS Y RIVALES
    AMIGOS DA ONÇA - IMPRACTICAL JOCKERS
    AMOR CIGANO - AMOR GITANO
    AMOR & REVOLUÇÃO
    AMOR REAL
    A MULHER É UM SHOW
    ANJO MALDITO
    ANTÔNIO ALVES, TAXISTA
    A OUTRA - LA OTRA
    A PANTERA COR DE ROSA
    A PONTE DO AMOR
    A PRAÇA É NOSSA
    APRENDENDO SOBRE SEXO
    AQUI AGORA
    AQUI BRASIL
    ARENA SBT
    ARNOLD - DIFF'RENT STROKES
    AS PÚPILAS DO SENHOR REITOR (1994)
    AS TONTAS NÃO VÃO AO CÉU - LAS TONTAS NO VAN AL CIELO
    ASTROS
    ASTROS: NOVA GERAÇÃO
    AS VISÕES DA RAVEN - THAT'S TO RAVEN
    ATAQUE DE RISOS
    A TURMA DO PICA-PAU - THE WOODY WOODPECKER SHOW
    A USURPADORA - LA USURPADORA
    AVENTURA SELVAGEM
    BAILANDO POR UM SONHO - BAILANDO POR UN SUEÑO
    BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA - SPONGEBOB SQUAREPANTS
    BOM DIA & CIA
    BOTECO DO RATINHO
    BRASIL CAMINHONEIRO
    BRASILEIRAS & BRASILEIROS
    CAFÉ COM AROMA DE MULHER - CAFÉ CON AROMA DE MUJER
    CALDEIRÃO DA SORTE
    CALIFORNICATION
    CAMALEÕES - CAMALEONES
    CÂMERA CAFÉ
    CANAVIAL DE PAIXÕES (2003) - CAÑAERAL DE PASIONES
    CANTANDO DO SBT
    CARINHA DE ANJO - CARITA DE ÁNGEL
    CARRO COMANDO
    CARROSSEL ANIMADO
    CARROSSEL ANIMADO COM: PATATI & PATATÁ
    CARROSSEL DAS AMÉRICAS - CARROSSEL DE LAS AMÉRICAS
    CARROSSEL (1991)
    CARROSSEL (2012)
    CASA DA ANGÉLICA
    CASA DOS ARTISTAS 1
    CASA DOS ARTISTAS 2
    CASA DOS ARTISTAS 3: ARTISTAS & FÃS
    CASA DOS ARTISTAS 4: PROTAGONISTAS DE NOVELA
    CASO ENCERRADO - CASO CERRADO
    CASO ENCERRADO: PROIBIDO
    CASOS DA VIDA < REAL
    CASOS DE FAMÍLIA
    CASOS DE POLÍCIA
    CASSETADAS ENGRAÇADAS & DIVERTIDAS
    CHAPOLIN COLORADO - EL CHAPULIN COLORADO
    CHARME COM: ADRIANE GALISTEU
    CHAVES - EL CHAVO DEL OCHO
    CHISPITA
    CHUCK
    CINE BELAS ARTES
    CINE ESPECIAL
    CINE ESPETACULAR
    CINE FAMÍLIA
    CINEMA EM CASA
    CINE SUSPENSE
    CIRCO ELETRÔNICO
    CLUBE DO IRMÃO CAMINHONEIRO SHELL
    CLUBE DO MICKEY - MICKEY MOUSE CLUB
    CLUBE DO RATINHO
    COCKTAIL
    CÓDIGO F.A.M.A
    COLÉGIO BRASIL
    COMANDO DA MADRUGADA
    CONCURSO DE DANÇA
    CONCURSO DE PARÓDIAS
    CONDOMÍNIO BRASIL
    CONEXÃO REPÓRTER
    CORAÇÃO INDOMÁVEL - CORAZÓN INDOMABLE
    CORAÇÕES FERIDOS
    CORTINA DE VIDRO
    CORY NA CASA - CORY IN THE HOUSE
    COZINHA SOB PRESSÃO: HELL'S KITCHEN
    CUIDADO COM O ANJO - CUIDADO CON EL ÁNGEL
    CÚMPLICES DE UM RESGATE - COMPLICES AL RESGATE
    CURTINDO COM REAIS
    CURTINDO UMA VIAGEM
    CRISTAL
    DEDÉ & O COMANDO MALUCO
    DE FRENTE COM GABI
    DESTINO
    DESENHOS PRÉ-ESCOLA
    DIA NO PARQUE
    DISNEY CLUB
    DOCUMENTO ESPECIAL
    DOIS HOMENS & MEIO - TWO AND A HALF MAN
    DOMINGO ANIMADO
    DOMINGO LEGAL
    DOMINGO NO PARQUE
    DOMINGUGU
    DONA ANJA
    DONA BEIJA
    DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI COM: MARIANE
    DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ SIMONY
    DOUG
    DR. QUINN
    ECONOMIA POPULAR
    ELIANA & CIA
    EMERGÊNCIA 911
    EMPÓRIO BRASIL
    É NATAL, MALLANDRO!
    ÉRAMOS SEIS (1994)
    ESCOLINHA DO GOLIAS
    ESCOLINHA DO RATINHO
    ESMERALDA (1997)
    ESMERALDA (2004)
    ESQUADRÃO DA MODA
    ESQUADRÃO DO AMOR
    ESSE ARTISTA SOU EU - YOUR FACE SOUNDS FAMILIAR
    ESTÁDIO SBT
    ESTRANHO PODER - EL MALEFICIO
    EU, A PATROA & AS CRIANÇAS - MY LIFE AND KIDS
    EU COMPRO ESSA MULHER - YO COMPRO ESA MUJER
    EU COMPRO O SEU TELEVISOR
    FAÍSCA & FUMAÇA
    FALANDO FRANCAMENTE
    FAMILY FEUD
    FAMOSO QUEM? - MY NAME IS?
    FANTASIA
    FASCINAÇÃO
    FEIRA DO RISO
    FENÔMENOS DO YOUTUBE - YOUTUBE SECRET TALENTS
    FERIADÃO SBT
    FERIDAS DE AMOR - HERIDAS DE AMOR
    FESTIVAL DE FILMES
    FESTIVAL SBT 30 ANOS
    FESTIVAL SERTANEJO
    FESTOLÂNDIA
    FIM DE NOITE
    FIRST CLASS
    FORA DO AR
    FRIENDS

    ResponderExcluir
  4. GABI QUASE PROIBIDA
    GANHE + DINHEIRO COM JEQUITI
    GENTE QUE BRILHA
    GOL SHOW
    GOTINHA DE AMOR - GOTITA DE AMOR
    GRANDE PAI
    HEBE POR ELAS
    HISTÓRIAS & CANÇÕES
    HOT, HOT, HOT
    IDEIA NOVA
    IDENTIDADE SECRETA - IDENTITY
    ÍDOLOS - AMERICAN IDOLS
    ILHA DO PROFETA
    ISTO É BRASIL
    JAMAIS TE ESQUECEREI
    JERÔNIMO: HERÓI DO SERTÃO (1984)
    JOANA
    JOGO DAS LOIRAS - BEAT THE BLONDES
    JOGO DO AMOR
    JOGO DO MILHÃO
    JOGO DURO
    JORNAL DA CIDADE
    JORNAL DA MASSA
    JORNAL DO SBT/CBS TELENOTÍCIAS
    JORNAL DO SBT COM: LILLIAN WITTE FIBE
    JORNAL DO SBT: MANHÃ
    JORNAL POLICIAL
    JORNAL 1ª PÁGINA
    JORNAL 24 HRS
    JÔ SOARES ONZE & MEIA
    KASSANDRA
    LAÇOS DE AMOR - LAZOS DE AMOR
    LANCES DA VIDA - ONE TREE HILL
    LM LEGENDADO
    LOONEY TUNES
    LUZ CLARITA
    MÁQUINA DA FAMA
    MARIA DO BAIRRO - MARIA LA DEL BARRIO
    MARIA ESPERANÇA
    MARIA MERCEDES
    MARIMAR
    MARISOL
    MENINA DE OURO - FOOTBALL'S NEXT STAR
    MEU CUNHADO
    MEU PECADO - MI PECADO
    MEUS FILHOS, MINHA VIDA
    MINHA VIDA É UMA NOVELA
    MOACYR FRANCO SHOW
    MUNDO PET
    NADA ALÉM DA VERDADE
    NIKITA
    NOITE QUENTE
    NOTICENTRO SBT
    NOTÍCIAS DA MANHÃ
    NOVOS ÍDOLOS
    NOVOS TALENTOS
    Ô...COITADO!
    O CONQUISTADOR DO FIM DO MUNDO
    O DIÁRIO DE DANIELA - EL DIARIO DE DANIELA
    O DIREITO DE NASCER (1981) - EL DERECHO DE NACER
    O DIREITO DE NASCER (2001)
    O ESPANTALHO
    O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY - BOBBY'S WORLD
    O GRANDE DESAFIO
    O GRANDE PERDEDOR
    O HOMEM QUE VEIO DO CÉU
    OKAY PESSOAL!!!
    OLHA VOCÊ
    O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS
    O POVO NA TV
    O PRIVILÉGIO DE AMAR - EL PRIVILEGIO DE AMAR
    ORADUKAPETA
    OS FLINSTONES - THE FLINSTONES
    OS OSSOS DO BARÃO (1997)
    OS PADRINHOS MÁGICOS - THE FAIRLY ODDPARENTS
    OS PODEROSOS CHEFÕES
    OS RICOS TAMBÉM CHORAM (1983) - LOS RICOS TAMBIÉN LLORAN
    OS RICOS TAMBÉM CHORAM (2005)
    OS SIMPSONS - THE SIMPSONS
    OS 3 TENORES
    OZ
    PALAVRA VIVA
    PANTANAL
    PARADÃO SERTANEJO
    PASSA OU REPASSA
    PÁSSAROS FERIDOS
    PATRULHA SALVADORA
    PEGADINHAS PICANTES
    PEGUE SEU DINHEIRO & CORRA
    PEQUENA TRAVESSA
    PERFIL
    PÉROLA NEGRA
    PESCA ALTERNATIVA
    PESCA & CIA
    PÍCARA SONHADORA
    PLANETA TURISMO
    POPSTARS
    POR ELA...SOU EVA - POR ELLA...SOY EVA
    POR TEU AMOR - POR TU AMOR
    POUSADA DO RATINHO
    PROGRAMA BOZO
    PROGRAMA CHITÃOZINHO & XORORÓ
    PROGRAMA COR DE ROSA
    PROGRAMA DA MÁRCIA
    PROGRAMA DO RATINHO
    PROGRAMA ELKE
    PROGRAMA FERREIRA NETTO
    PROGRAMA FLÁVIO CAVALCANTI
    PROGRAMA GOULART DE ANDRADE
    PROGRAMA HEBE
    PROGRAMA INEZITA BARROSO
    PROGRAMA JOÃO MINEIRO & MARCIANO
    PROGRAMA JOYCE PASCOWITCH
    PROGRAMA LIVRE
    PROGRAMA MILIONÁRIO & JOSÉ RICO
    PROGRAMA PATATI & PATATÁ
    PROGRAMA RAUL GIL
    PROGRAMA REX HUMBARD
    PROGRAMA SÉRGIO MALLANDRO
    PROGRAMA SILVIO SANTOS
    PROGRAMA SULA MIRANDA
    PROGRAMA TONICO & TINOCO
    PUNKY, A LEVADA DA BRECA
    QUAL É A MÚSICA?
    QUAL É O SEU TALENTO?
    QUARTO ESCURO
    QUEM CONVENCE GANHA +
    QUEM MANDA É O CHEFE
    QUEM NÃO VIU, VAI VER
    QUEM PERDE, GANHA
    QUINTA NO CINEMA
    RAZÃO DE VIVER
    REI MAJESTADE
    REVELAÇÃO
    RICOS & FAMOSOS COM: ATAYDE PATREZE
    RODA A RODA - WHEEL OF FORTUNE
    RODA A RODA JEQUITI
    RODA A RODA JOHNSON & JOHNSON
    ROLA OU ENROLA? - CONVEYOR BELT OF LOVE
    ROLETRANDO CICA
    ROMANCE NO ESCURO - DATING IN THE DARK
    ROSALINDA
    ROSA SELVAGEM - ROSA SELVAJE
    RUBI

    ResponderExcluir
  5. SÁBADO ANIMADO
    SÁBADO A NOITE
    SABADÃO SERTANEJO
    SÁBADO CINE
    SANGUE DO MEU SANGUE (1995)
    SBT BRASIL
    SBT BRASIL COM: ANA PAULA PADRÃO
    SBT ESPORTE
    SBT FOLIA
    SBT MANCHETES
    SBT MANHÃ
    SBT NA WEB
    SBT NOTÍCIAS
    SBT NOTÍCIAS BREVES
    SBT PALACE HOTEL
    SBT REALIDADE
    SBT REPÓRTER
    SBT RURAL
    SBT SHOW
    SE ELA DANÇA, EU DANÇO
    SEMANA DO PRESIDENTE
    SEM CONTROLE
    SÉRGIO REIS: DO TAMANHO DO BRASIL
    SESSÃO DAS DEZ
    SESSÃO DESENHO
    SESSÃO PREMIADA
    SESSÃO SORTEIO MEIO-DIA
    SESSÃO SORTEIO TARDE
    SEUS OLHOS
    SHOW DA GENTE
    SHOW DA TARDE
    SHOW DO MILHÃO
    SHOW DO RATINHO
    SHOW MARAVILHA
    SHOW RISO
    SHOW SEM LIMITE
    SIGA-BEM CAMINHONEIRO
    SOBRENATURAL - SUPERNATURAL
    SÓ FALTA ESPOSA
    SOLITÁRIOS - SOLITARY
    SORTEIO TELE$ENA
    SORTILÉGIO - SORTILEGIO
    S.O.S CASAMENTO
    SUPERNANNY
    TARDE DE AMOR
    TELA DE SUCESSOS
    TELEFONE & GANHE
    TELESISAN
    TELETON AACD BRASIL
    TEMPO DE ALEGRIA
    TENTAÇÃO
    TERÇA CINE
    THE NOITE COM: DANILO GENTILI
    TJ BRASIL
    TJ INTERNACIONAL
    TJ MANHÃ
    TJ NOITE
    TOM & JERRY - TOM AND JERRY
    TOPA OU NÃO TOPA - DEAL OR NO DEAL
    TOPA TUDO POR DINHEIRO
    TOPÁZIO
    TOP CINE
    TORO & PANCHO
    TROFÉU IMPRENSA
    TURISMO & AVENTURA
    TV ANIMAL
    TV ANIMAL COM: ANGÉLICA
    TV CRUJ
    TV GUIDE
    TV POWWW!
    TV TOTAL
    UGLY BETTY
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    UMA DUPLA QUASE DINÂMICA
    UMA HORA DE SUCESSO
    UMA ROSA COM AMOR (2010)
    1 CONTRA 100 - 1 VS. 100
    UM MALUCO NO PEDAÇO - THE FRESH PRINCE OF BEL-AIR
    UM MILÃO NA MESA - MILLION DOLLAR MONEY DROP
    VAMOS BRINCAR DE FORCA
    VC TEM Q VER
    VEJA O GORDO
    VENDE-SE UM VÉU DE NOIVA
    VER PARA CRER
    VÍDEO FAMA
    VIVA A NOITE
    VIVIANA: EM BUSCA DO AMOR
    VOCÊ É + ESPERTO Q UM ALUNO DA 5ª SÉRIE?
    VOCÊ É O JURADO?
    VOCÊ SE LEMBRA? - AMNESIA?
    VOVÔ & EU - EL ABUELO Y YO
    VRUM
    WWE: LUTA LIVRE NA TV
    XICA DA SILVA

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ALGUNS PROGRAMAS LOCAIS DAS EMISSORAS PRÓPRIAS DO GSS:

    AGENDA COM: LEGA NAGLE - SBT RJ
    AMIGOS DA VIOLA - SBT CENTRAL
    APÊ TV - SBT INTERIOR ARAÇATUBA - VTV
    ARAÇATUBA AGORA - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    ASHOW! - TV SOROCABA
    CIDADE VIVA - SBT BRASÍLIA
    COISAS DO SUL - SBT RS
    CORAÇÃO BRASILEIRO - SBT RP
    ETC & TAL - SBT PARÁ
    EXPRESSÃO REGIONAL - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    FALA CIDADE - SBT CENTRAL
    FUTEBOL ESPORTE SHOW - TV SOROCABA / VTV
    GRENALIZANDO - SBT RS
    GUIA MIX - SBT CENTRAL
    HERANÇAS DO SUL - SBT RS
    HOJE, SÁBADO - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    INSIDE COM: RAFAELA DORNAS - SBT BRASÍLIA
    INTERIOR SIM (SIM SHOPPING, SIM IMÓVEIS, SIM MOTORS) - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    JORNAL DO SBT BRASÍLIA 1º EDIÇÃO - SBT BRASÍLIA
    JORNAL DO SBT BRASÍLIA 2º EDIÇÃO - SBT BRASÍLIA
    JORNAL DO SBT PARÁ - SBT PARÁ
    JORNAL DO SBT RIO GRANDE: MANHÃ - SBT RS
    JORNAL DO SBT RIO GRANDE - SBT RS
    JORNAL DO SBT RIO - SBT INTERIOR RJ / SBT RJ
    KAJURU FALA TUDO - SBT RP
    KAJURU NA ÁREA - SBT CENTRAL / SBT RP
    LIGADO NO ESPORTE - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    LIGADO NO ESTÁDIO - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    MANCHETES NOTICIDADE - TV SOROCABA
    MASBAH! - SBT RS
    MASTER OFERTA - SBT INTERIOR RJ
    NOTÍCIAS DO CAMPO - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    NOTICIDADE MANHÃ - TV SOROCABA
    NOTICIDADE - SBT RP
    NOTICIDADE - TV SOROCABA
    OFERTA MIX TV - SBT RP
    PENSE AUTO - TV SOROCABA
    POSSO EMAGRECER - SBT RP
    PROFISSÃO SUCESSO - SBT RP
    PROGRAMA ACESSO - TV SOROCABA
    PROGRAMA ATUAL - SBT INTERIOR RJ
    PROGRAMA CIDA CARAN - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    PROGRAMA ELIAS MATOGROSSO - SBT CENTRAL / SBT INTERIOR ARAÇATUBA / SBT RP / SBT RS / VTV
    PROGRAMA WAGUINHO ANIMAL - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    QUIZ D+ - TV SOROCABA
    REDAÇÃO SBT INTERIOR - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    REDAÇÃO SBT PARÁ - SBT PARÁ
    REDAÇÃO SBT RS - SBT RS
    REPÓRTER CORAGEM - SBT RS
    SBT CIDADE - SBT INTERIOR RJ
    SBT ESPORTE PARÁ - SBT PARÁ
    SBT ESPORTE RIO - SBT RIO
    SBT ESPORTE - SBT RS
    SBT INTERIOR 1º EDIÇÃO - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    SBT INTERIOR 2º EDIÇÃO - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    SBT RIO GRANDE: MANHÃ - SBT RS
    SBT RIO GRANDE - SBT RS
    SBT RIO: MANHÃ - SBT RJ
    SBT RIO - SBT RJ
    SBT SÃO PAULO - SBT SP
    TARDE VIP - SBT RP / VTV
    TJ BRASÍLIA - SBT BRASÍLIA
    TJ INTERIOR - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    TJ RIO GRANDE - SBT RS
    TJ RIO - SBT RJ
    TJ RURAL - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    TJ S. PAULO - SBT SP
    TV CHURRASCO - TV SOROCABA
    TVIN - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    TV OFERTA - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    TELEVERDADE - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    VISÃO DE MERCADO - SBT CENTRAL
    VIOLA & CIA - SBT CENTRAL
    VIVA LA VIDA - SBT INTERIOR ARAÇATUBA
    VOTA INTERIOR - SBT INTERIOR ARAÇATUBA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, quero lhe agradecer pela visita ao meu Blog e postagem de comentário.

      Todavia, não posso deixar de observar que causou-me espécie o teor de sua postagem e lhe explico o porque : A postagem de uma longa lista de atrações da grade de programação do SBT, parece-me descabida como adendo à uma matéria sobre a extinta TV Excelsior, ainda mais em se considerando o fato de que as duas emissoras nunca foram contemporâneas.

      Só posso deduzir que sua postagem seja uma espécie de "ode" ao SBT, mas mesmo assim, sem uma explicação clara de sua parte, sua postagem é misteriosa para mim e para eventuais leitores desta matéria.

      Mesmo assim, grato pela visita e participação !

      Excluir