domingo, 26 de julho de 2015

O Voo do Marimbondo / Vento Motivo - Por Luiz Domingues



Ouvindo o quarto trabalho da banda paulistana, Vento Motivo, denominado, “O Voo do Marimbondo”, tenho boas coisas a relatar.


O primeiro ponto é a qualidade musical óbvia de seus quatro componentes.
Bem, é quase chover no molhado dizer que Fernando Ceah (Vocal e Guitarra); Kim Kehl (Guitarra, Violões e Backing Vocals); Marcião Gonçalves (Baixo, Guitarra e Backing Vocals), e Binho (Bateria), figuras tarimbadas na cena Rocker brasileira, não pudessem fazer algo de ótima qualidade.


Todavia, estou na música há 39 anos (1976-2015), e sei bem que para dar “liga”, um conjunto musical precisa mais que reunir bons instrumentistas / cantores. Mais que isso, na história da música e do Rock em específico, nem toda banda formada por grandes músicos deu certo.
É preciso haver uma química, e que muitas vezes passa por imponderáveis razões para ser inteiramente compreendida.


Mas não é o caso desse disco e dessa formação atual do Vento Motivo.


Segunda constatação, o disco não reúne apenas um apanhado de boas canções, mas sobretudo, posso afirmar que são muito bem arranjadas.
Gostei bastante das soluções encontradas pelos seus componentes, que souberam dar brilhantismo extra à proposta pop que a banda certamente se propõe a fazer.


Terceiro ponto, os músicos convidados que atuaram no álbum, vieram com contribuições pontuais ao melhor estilo “cereja do bolo”, enriquecendo ainda mais o resultado sonoro final.


Quarto aspecto, sou muito suspeito para falar do artista plástico/ multimúsico e Web designer, Diogo Oliveira, que foi o responsável pela ilustração da capa, pela evidente ligação artística que tenho com ele, que já assinou capa de disco de banda minha, mas como não elogiar uma ilustração fantástica dessas ?
Quinta constatação : as letras das canções são absolutamente excelentes !


Todas de autoria de Fernando Ceah, com exceção de uma escrita pelo baterista Binho, são na verdade poemas de muita inspiração e profundidade, destoando completamente (ainda bem !), da vergonhosa mixórdia que assola o panorama artístico atual, de 2015, no mundo da música mainstream do Brasil, e quiçá do planeta inteiro, num substrato vergonhoso de subcultura de massa perpetrada pelos marqueteiros e seus malditos pau-mandados, os famigerados “formadores de opinião”.
Portanto, O Voo do Marimbondo trata-se de um trabalho de muita qualidade artística, cercado de predicados.


A primeira canção, chamada “1º de abril”, remeteu-me à jovem guarda, mas ao contrário da ingenuidade extrema daquela escola musical pop dos anos sessenta, e sua inerente aproximação com o brega popularesco, tem muito mais vigor musical e poético.


Muito bacana a intervenção melodiosa do trompete do convidado Paulo Roberto Pizzulin, trazendo-me lembranças de Burt Bacharah. 

Outro convidado nessa faixa, André Knobl, faz um belo solo de sax. 

E em algumas intervenções de ambos juntos, um certo sabor de Soul Music muito me agradou.


Brincando com a questão da mentira, Ceah escreveu uma letra que chega a ser desconcertante em alguns aspectos.
Um exemplo de mega sinceridade de expressão : “Mas se todos vão, eu volto louco pela contramão / Procurando em qual bifurcação eu perdi a acidez/ Pra jogar em tanto açúcar”...


A seguir, na canção “Segunda –Feira Será”, impressionou-me a linha de baixo construída por Marcião Gonçalves. 
Conheço-o há muitos anos, é meu amigo, eu sei, mas preciso dizer : quase todo guitarrista toca baixo, pela semelhança entre os instrumentos que são da mesma família das cordas. Quando o conheci, era um exímio guitarrista e um dia me disse que migrara para o baixo. OK, pensei, ele vai fazer licks de guitarra no baixo, como quase todo o guitarrista que se arrisca no bólido de quatro cordas, mas não, Marcião, desenvolveu-se como baixista de uma forma impressionante e de fato, é como se tivesse uma chave de liga e desliga dentro do cérebro, pois quando toca baixo, raciocina como um baixista e não como guitarrista tocando baixo.


Nesses termos, constrói linhas de extremo bom gosto, com poder melódico e swing de gente grande, caso do que fez no disco inteiro, mas muito realçado nessa faixa que estou citando.


Uma inusitada e bonita inserção de música de raiz, com a participação do violeiro Noel Andrade, aparece no final da canção, dando-lhe um colorido todo especial.


“Segunda-Feira será dia de lutar pela vida”, um dos versos da música, nos faz pensar que o condicionamento cultural  a que fomos submetidos por séculos, enraizou a ideia tola de que qualquer ação positiva que fazemos pela nossa sobrevivência, só pode começar nesse dia em específico e que é inexoravelmente carregado de energia de desânimo, pela dura labuta da vida...    
Genial ao seu final, ouvir o toque padrão dos despertadores digitais...a segunda-feira começa assim para a maioria das pessoas deste planeta...


“Mary Jane”, é um Rock que me lembrou de certa forma a fúria garageira dos Stooges de Iggy Pop. Andamento rápido e raivoso, com uma letra quase desesperada em tom de pesadelo descrito. 

Uma declamação no meio da música e um inspirado baixo com leve efeito de flanger, chamaram-me a atenção, também.
Sobre “O Barco e o Porto”, tenho a dizer que o guitarrista Kim Kehl se destaca com suas intervenções de muito bom gosto. E a letra é um caso à parte :


“Joguei uma garrafa ao mar, com a frase mais linda de se escrever/ Se o barco naufragar, as marés é que vão te dizer”, diz um verso criado por Ceah...ou seja, dá para ser romântico, fazendo poesia e sem cair na breguice.
Em “A História Atual dos Talentos”, digo que o guitarrista Kim Kehl brilha muito. Suas intervenções de solos e contra-solos de inspiração country-Rock, caíram como uma luva para essa canção.   
Participação muito rica do ótimo violinista Cássio Poleto, dando mais signos caipiras norte-americanos, e com uma letra muito boa, traçando um paralelo entre o mercantilismo do mundo e o ser humano .


“Quanto custa você ?”/ “Qual o valor do teu piscar ?”/ “Qual o saldo do seu ser ?”/ “Tem troco para o que sou ?”/ “Você tem garantia ?”/ “Quanto vale a sua palavra ?”/ “O que acontece se eu quebrar ? “/ “Quanto invisto pra te agradar ?”...


Em sua construção poética, é quase como que Ceah quisesse criar um “Procon” para resolver conflitos que todo ser humano enfrenta e nem sempre consegue resolver, nem mesmo quando desabafa, deitado em divãs psicanalíticos.


“Clareia” é uma balada de qualidade.


Gostei muito da intervenção de baixo e guitarra juntos num micro solo bastante melódico. Tem também uma bela harmonia.


“Porta-Aviões e Barcos de Papel”é uma balada bastante densa. 
Muito bacana a participação do meu amigo Rodrigo Hid aos teclados, outro convidado do Vento Motivo para esse álbum. Com aquele timbre “quase” de “Farfisa”que estabeleceu, deu um toque psicodélico à música. Muito boa a linha de baixo novamente, e da bateria de Binho, também.


Gostei muito do solo “Stoneano” da guitarra do Kim, evocando Mick Taylor exilado na rua principal, se me permitem um excesso de euforia de minha parte, como ouvinte e resenhista.


A faixa seguinte, trata de lealdade, ética, devoção...e mais uma série de valores muito exaltados na filosofia que dá sentido às lutas marciais em geral, mas neste caso, falando do Karate.


“Karate-Do (A Liga da Justiça), fala especificamente desse universo de rígidos valores, a dar substância e sentido maior ao uso da força física por parte de tais seguidores dessa luta.
“Se combato um inimigo, é para fazer mais um amigo”, talvez soe ingênuo numa primeira audição, mas se o ouvinte tiver a paciência de entender o contexto dessa letra, poderá apreciá-la.


Boa sacada no arranjo, a inclusão de gritos e gemidos típicos de praticantes dessa arte marcial, trazendo-lhe o aspecto humano.


“A Despedida do Poeta” é uma balada bastante dramática.


Muito boa a intervenção de Rodrigo Hid  ao piano e sobretudo, a performance de Kim Kehl usando o efeito do “Ebow” na guitarra, a reforçar a sua eloquência enquanto canção bastante emocional.
Lembra Cazuza, em certos aspectos, a interpretação do Ceah, e a letra é um tanto quanto melancólica : “Toda vez que eu inventei o amor, eu criei a minha dor”...


Em “A Lei que Vale”, o clima é de desabafo e tem uma carga de Rock oitentista bem forte. Não é a minha praia, mas apreciei o bom solo do Kim Kehl.


A última canção do disco, é “Vem Sol, Vai Chuva”é bastante melódica.
Gostei muito de uma inserção de Funk-Rock (e acho um saco viver num mundo onde toda vez que cito o Funk, tenho que explicar que não se trata daquela manifestação de baixo nível que vemos por aí, mas sim o “verdadeiro Funk”, que vem da raiz nobre do Soul e do R’n’B, e que foi imortalizado por James Brown e tantos outros artistas geniais).


Com um baixo absolutamente brilhante, Marcião Gonçalves parece estar tocando com a Sly and the Family Stone no palco da Soul Train na Philadelphia...
Muito legal também a inclusão de um clavinete “Stevewonderiano”, e pilotado pelo Rodrigo Hid.


E absolutamente adorável o final, quando uma vinheta construída em torno da melodia e da letra da canção, traz uma criança cantando em ritmo de uma cantiga de roda...”Vem Sol...Vai Chuva”.


Sobre a capa, já elogiei o artista Diogo Oliveira, mas cabe acrescentar que a ilustração mostra uma visão de triplo alcance.


É como se estivéssemos num avião, olhando abaixo, a presença de outro avião (na verdade, um caça militar em ação de guerra), sobrevoando a pista de um porta-aviões.


Nas asas do caça, as figuras de dois marimbondos, estilizados como logotipo de divisões militares.


Tudo em preto e branco, mas com um brilho e contraste impressionantes a realçar tessituras. Dá para ver o movimento do mar, em ranhuras muito elucidativas. Uma ilustração brilhante em minha opinião.
O encarte é recheado de informações; todas as letras e muitas fotos promocionais da banda, posando na região do cais do porto da cidade de Santos, reforçando a ideia dos porta aviões e barcos de papel, nome de uma canção; a ligação desse álbum com voo sobre o mar, e a própria ilustração da capa.

Boa produção de áudio, com a mix seguindo o padrão radiofônico pop. Particularmente gosto mais do conceito Rocker, off-Show Business, com voz mais próxima dos instrumentos, mas entendo a opção da banda e claro que imagino que pelo teor das letras, a preocupação com a inteligibilidade deve ter determinado isso, também.


Gravado nos estúdios Curumim, de propriedade do próprio Fernando Ceah, com produção de Carlos Perren, um profissional bastante competente e extremamente acessível.
Gostei bastante dos timbres dos instrumentos, principalmente o baixo, e não é porque sou baixista, pois quem me conhece, sabe bem que não escuto música prestando atenção nesse instrumento em específico. Mas realmente o brilho e o peso do baixo, ficaram excelentes, só realçando ainda mais a performance matadora de Marcião Gonçalves.


Luizinho Mazzei cuidou da mixagem e Lampadinha, fez a masterização. Fotos a cargo de Marco Estrella.
Lançado pelo selo próprio, Curumim, a banda vem divulgando-o com bastante empenho e obtendo bons resultados.


Recomendo esse trabalho, certamente e reforço a ideia de que se o Rock brasileiro parece morto, na verdade, nos subterrâneos off-mainstream ele vive e muito bem, com dúzias de artistas criativos, caso do Vento Motivo.
E se tais artistas como o Vento Motivo entre eles, não estão fortes na mídia mainstream, é por pura opção dos poderosos que a dominam, e a manipulam há décadas, impedindo que vários artistas talentosos tenham acesso, por conta de seus outros interesses escusos. Só por isso.


Conheça melhor esse trabalho, visitando o Site oficial da banda :


www.ventomotivo.com.br  

11 comentários:

  1. Concordo com tudo o que diz e mais um pouco! Adoro a poesia ácida, real e irônica do Fernando Ceah e musicalmente vc já disse tudo, até o que não conheço, mas concordo!
    Uma das - senão a - melhores bandas contemporâneas brasileiras no gênero a que se propõem!!!!

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    1. Sem palavras Chris. Muito obrigado. Isso dá um impulso gigante.

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    2. Bom o ponto que citou, Christine. Realmente, a especialidade como letrista do Fernando Ceah é a acidez poética que imprimi de forma muito contundente, criativa e bela.

      Muito bacana ter lido, e comentado, mas sobretudo prestigiando o trabalho do Vento Motivo.

      Grato !

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  2. Obrigado Luiz! Ficamos muito felizes!

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    1. Eu que lhes agradeço pelo trabalho da banda, que apresenta muita qualidade e em tempos sombrios que o Rock Brasileiro vive, faz-se mais do que necessário ter artistas desse quilate brigando no mercado/cena.

      Abraços !

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  3. Li a resenha escutando o CD. Tentei observar as linhas musicais citadas por você em cada canção. Não tenho um ouvido tão apurado quanto o seu, mas viajei em cada música. Excelente suas colocações exaltando o que os músicos tem e fazem de melhor. A poesia de Fernando Ceah, inteligente, com letras precisas, coesas, é um oásis nesses tempos obscuros, artisticamente falando.
    Parabéns Luiz, que com mestria descreveu o trabalho dessa banda fantástica.
    Avante Vento Motivo, sucesso!!!

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    1. Puxa, reputo ser a melhor maneira de se ler uma resenha de um álbum, ou seja, escutando-o simultaneamente e assim, entrando na leitura com muito maior embasamento.

      De fato, como você observou, o trabalho deles tem muitos atrativos e que realcei a todo momento.

      Sobre as letras, considero um dos pontos fortes do trabalho dessa banda, muito acima da média histórica do Rock brasileiro e em tempos difíceis que vivemos na difusão subcultural vigente que assola-nos, então, está a anos-luz dessa cretinice generalizada que domina o mundo mainstream.

      Grato por ler, comentar e elogiar o texto, mas acima de tudo, o trabalho da banda de meus amigos, Ceah; Kehl; Gonçalves & Binho.

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  4. Excelente texto, como sempre meu caro Luiz, principalmente pela ênfase na lírica ácida e sagaz de Fernando Ceah.

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    1. Estou muito contente por sua presença, amigo Diógenes !

      Como bom observador do Rock Brasileiro que eu sei que você é, foi direto no ponto, ou seja, o quesito "letras" é um dos maiores trunfos do trabalho do Vento Motivo. De fato, o Fernando Ceah tem muita qualidade na sua criação poética.

      Grato por ler e comentar, e que bacana que curtiu o trabalho da banda enfocada.

      Abração !

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  5. Bela Resenha sobre o grande CD da grande Banda o Vento Motivo, descrita com altos conhecimentos por ti grande Mestre Luiz Domingues.Como um grande fã do Vento motivo , apesar de ainda nao ter visto ao vivo , ja gravei via atube catcher o som deles ao vivo .Aproveitando tb esse momento , quero dizer que sinto muito grato ao grande Fernando Ceah,grande Singer do nosso Rockrolll, que desde 11/2014 do ano passado eu venho ouvindo esse grande CD , que tive a alegria de ter como presente dele naquele som ao vivo do Terço e o pessoal do Movimento 70 de novo .Agora com mais tecnica sua descrição musica , dissecada em suas palavras , cabe a mim fazer como a Jani , ouvir o CD e ao mesmo tempo ver suas Palavras, para rever o quanto esse CD tem grande de Poesia e Rockrolllll...Parabens mais um vez pela dedicação a Musica deles., nós como seu Fã e Fã do Vento Motivo so temos a agradecer. Amén.

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    1. Obrigado, Oscar !

      Fica convidado a ouvir o CD O Voo do marimbondo com atenção redobrada e lendo de novo esta resenha, para absorvê-lo mais e comparar com as minhas impressões a respeito.

      Grato pela atenção ao meu Blog e também para o trabalho desses amigos meus.

      Abração !

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